top of page

Assembleia debate ações de apoio às famílias agricultoras atingidas pelo granizo

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 11 minutos
  • 3 min de leitura

O encontro reuniu agricultores familiares dos municípios de Erechim, Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Erval Grande e Itatiba do Sul, além de lideranças sindicais e de movimentos ligados ao campo, parlamentares municipais e representantes de diferentes esferas do poder público


Promovida por entidades do campo Assembleia debateu ações de apoio às famílias agricultoras atingidas pelo granizo
Promovida por entidades do campo Assembleia debateu ações de apoio às famílias agricultoras atingidas pelo granizo


Uma assembleia promovida por entidades do campo, com o objetivo de fortalecer o diálogo com os governos sobre ações de apoio às famílias da agricultura familiar atingidas pela tempestade de granizo, foi realizada nesta segunda-feira (15). O encontro reuniu agricultores familiares dos municípios de Erechim, Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Erval Grande e Itatiba do Sul, além de lideranças sindicais e de movimentos ligados ao campo, parlamentares municipais e representantes de diferentes esferas do poder público.


De acordo com o coordenador-geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, a assembleia foi um espaço fundamental para apresentar e reforçar as pautas da agricultura familiar diante das perdas provocadas pelo granizo. Segundo ele, as entidades representativas encaminharam reivindicações aos governos municipal, estadual e federal, cobrando medidas concretas para enfrentar os prejuízos sofridos pelas famílias agricultoras.


Bagnara destacou ainda que a pauta de reivindicações já havia sido encaminhada anteriormente, por meio eletrônico, no dia 5 de dezembro, ao governo estadual e ao governo federal, incluindo o secretário de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), Vilson Covatti, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Durante a atividade, houve manifestações de representantes dos governos municipal e federal, que sinalizaram compromisso com as demandas apresentadas. Já o governo do Estado não esteve presente, o que, conforme Bagnara, reforça a necessidade de intensificar a cobrança e necessidade de conscientização sobre a real situação dos agricultores.


O coordenador ressaltou ainda que o Estado dispõe de instrumentos como o FUNRIGS — fundo estadual criado para reconstrução após eventos climáticos —, mas que este não tem sido efetivamente acionado para atender os agricultores afetados. “A assembleia marca o início de um processo de negociação. Vamos continuar dialogando com os governos municipal, federal e, principalmente, com o governo do Estado. Em janeiro, faremos uma avaliação do andamento dessas negociações para definir quais ações os agricultores irão adotar”, afirmou.


A atividade foi conduzida por Alcemir Bagnara e Tatiane Paulino Bezerra, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Durante a assembleia, a pauta de reivindicações foi formalmente entregue às autoridades presentes: o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes; o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, Willian Racoski; o vice-prefeito de Erval Grande, Valdecir Wieczynski; além de representantes de governos municipais de outros municípios da região.


As entregas da pauta foram realizadas por Adilson Szady, coordenador do SUTRAF Sede Erechim; Aldécio Pereira, coordenador do SUTRAF Sede Floriano Peixoto; e Neri Valssoler, coordenador do SUTRAF Sede Erval Grande. O coordenador do SUTRAF Sede de Itatiba do Sul, João Alves Figueiró, também se manifestou sobre a situação enfrentada pelas famílias diante das sucessivas perdas causadas pelo temporal de granizo.

Diversas lideranças participaram da assembleia, entre elas vereadores e representantes de entidades da agricultura familiar, reforçando a unidade do campo na luta por políticas públicas que garantam a recuperação das perdas e a permanência das famílias no meio rural.


Promovida por entidades do campo Assembleia debateu ações de apoio às famílias agricultoras atingidas pelo granizo

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page