Área de Engenharias promove Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade
- Najaska - Jornalismo
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Entre os objetivos do evento está a discussão de tendências, desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade, inovação e transformação digital nas diversas áreas do conhecimento

Abre nesta quarta-feira, 03, às 19h30min, no Salão de Atos, o Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (CITECS 2025), promovido pela área de Engenharias da URI. Entre os objetivos do evento está a discussão de tendências, desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade, inovação e transformação digital nas diversas áreas do conhecimento, além de estimular o desenvolvimento de soluções interdisciplinares que contribuam para o desenvolvimento sustentável, além de fortalecer a integração entre universidade, setor produtivo, governo e sociedade civil, consolidando a quádrupla hélice da inovação.
O Congresso inicia com a palestra do professor José Mario Vicensi Grzybowski (UFFS), trazendo um paralelo entre Inteligência Artificial, Dados e Sustentabilidade. Na sequência acontece uma Mesa-Redonda com representantes do Ecossistema de Inovação de Erechim, constituída por representantes de universidades, setor produtivo/empresas, governo municipal e sociedade civil.
Na quinta-feira, 04, a programação será aberta com o talk sobre inovação para um futuro sustentável, com a professora Lara de Oliveira Bierei, Coordenadora de Serviços de Inovação e Tecnologia, do Instituto Senai de Tecnologia em Química. Em seguida, acontece a palestra sobre sustentabilidade e o impacto do ESG, conjunto de práticas e critérios que avaliam o quão sustentável e responsável uma empresa é em relação ao meio ambiente, ao tratamento que dá às pessoas e à ética e transparência na sua administração. A temática será apresentada por Kelly Roselaine Valadares, do SEBRAE/RS.
A programação da noite encerra com outra palestra sobre empreendedorismo de impacto e inovação prática, com João Carlos Oleksinski de Andrades, que vai falar sobre a transformação de resíduos sintéticos em novas matérias-primas e produtos.
A programação do Congresso encerra na sexta-feira, 05, com a sessão de pôsteres, a partir das 18h30min, seguida da sessão técnica, com a realização de plenárias.
Comentários