União e parcerias constroem bons resultados na Segurança Pública de Erechim
- Najaska - Jornalismo

- 18 de jul.
- 3 min de leitura
Forças de segurança e poder público celebraram o recuo nos índices de criminalidade em Erechim e região no primeiro semestre de 2025

Uma Coletiva de Imprensa realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, teve a apresentação dos índices de criminalidade referentes ao primeiro semestre de 2025, tanto do município quanto da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Norte do Estado do Rio Grande do Sul.
A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis; pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Fifo Parenti; pelo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Norte (CRPO Norte), coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar; pelo delegado regional da 11ª Delegacia de Polícia Civil Regional, Gustavo Ceccon; e pelo comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel André Konigonis. Estiveram presentes ainda vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e profissionais da imprensa.
Durante a apresentação, foi destacado o trabalho conjunto das forças de segurança, da administração pública e da comunidade para a redução da criminalidade, além da importância da integração entre os órgãos para o fortalecimento da segurança na região.
Indicadores – Região RISP Norte
Crimes violentos letais intencionais: redução de 15%
Roubos a pedestres: queda de 59%
Roubos a estabelecimentos comerciais: redução de 33%
Furtos a estabelecimentos comerciais: redução de 21%
Furto de veículos: queda de 35%
Furtos em residências: redução de 19%
Roubos a residências: queda de 57%
Furtos de telefone celular: redução de 7%
Abigeatos (furto de animais): redução de 13%
Roubos de veículos: aumento de apenas 2 ocorrências no 1º semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.
Estelionatos: elevação de 7%, considerada moderada e alinhada com a tendência nacional de crescimento deste tipo de crime.
Indicadores – Município de Erechim
Crimes violentos letais intencionais: redução de 20%
Roubos a pedestres: queda de 62%
Furtos a estabelecimentos comerciais: redução de 21%
Furto de veículos: queda de 54%
Furtos em residências: redução de 24%
Roubos a residências: queda expressiva de 75%
Furtos de telefone celular: redução de 8%
Roubos a estabelecimentos comerciais e roubos de veículos: ambos apresentaram aumento em razão de apenas 1 ocorrência a mais, mas seguem sendo tratados como prioridade pelas forças de segurança, devido ao uso de violência nos casos registrados.
Durante a coletiva, o prefeito Paulo Polis destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos de segurança e o Poder Público Municipal para os resultados alcançados. “Os dados apresentados hoje demonstram que estamos no caminho certo. A queda expressiva nos índices de criminalidade em Erechim e em toda a região Norte é resultado de um trabalho integrado, comprometido e constante das nossas forças de segurança como Brigada Militar, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal, Comando Rodoviário da Brigada Militar, PATRAM e Diretoria de Trânsito, com apoio da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da comunidade. Seguiremos investindo em prevenção, tecnologia e inteligência, pois segurança pública se constrói com união e responsabilidade. Todos juntos trabalhando para construir esse resultado”, destaca.
Segurança nas Escolas
Durante a coletiva também, devido ao recente episódio de um ataque em uma Escola Municipal de Estação, muitos foram os questionamentos sobre a segurança das Escolas de Erechim. O prefeito Polis destacou ações que acontecem nas Escolas Municipais, como o protocolo de entrada e saída, implantação gradativa de câmeras de segurança internas; além das já existentes na parte externa, ligadas ao Programa Sentinela; treinamento pela Brigada Militar com a Equipe Gestora, Patrulha da Brigada Militar em frente as Escolas e em grandes eventos e formação dos estudantes do 5º Ano com o PROERD. Uma nova ação que envolverá todas forças de segurança que iniciará no próximo mês também foi citada.








Comentários