Unimed Erechim reforça a importância do Setembro Amarelo com foco na saúde mental e valorização da vida
- Najaska - Jornalismo

- 18 de set.
- 3 min de leitura
Painel de Palestras reúne especialistas para fortalecer a conscientização, o autocuidado e a prevenção em saúde mental

Evento tem o objetivo de fomentar a prevenção, acolhimento e valorização da vida
Em um cenário onde o ritmo acelerado do dia a dia muitas vezes silencia emoções e sobrecarrega a mente, refletir sobre saúde mental se torna uma cada vez mais importante. A campanha Setembro Amarelo, convida à escuta, ao acolhimento e à prevenção. Alinhada a esse propósito, a Unimed Erechim promove durante setembro ações que colocam o cuidado com a saúde no centro de cada ação.
No dia 19 de setembro, os serviços de Saúde Ocupacional e Medicina Preventiva da Unimed Erechim promovem um Painel de Palestras dedicado ao cuidado com a saúde mental. O evento acontece no Anfiteatro da Unimed, das 8h às 10h30, e tem o objetivo de fomentar a prevenção, acolhimento e valorização da vida.
Durante o encontro, serão compartilhadas reflexões essenciais para o bem-estar emocional, abordando temas voltados ao fortalecimento do autocuidado.
O primeiro momento será conduzido pela psicóloga da Medicina Preventiva, Raieli dos Anjos Longo, com o tema “Dividir é Somar”, que destaca a importância da empatia, escuta ativa e conexão com as pessoas. A abordagem do painel será focada na importância do cuidado multiprofissional na prevenção em saúde. De acordo com a psicóloga, ela estará acompanhada por uma enfermeira e um nutricionista, representando o trabalho integrado da Medicina Preventiva da Unimed Erechim.
“Vamos compartilhar estratégias que demonstram como a atuação conjunta entre diferentes especialidades contribui para uma saúde integral e fortalece a saúde mental. A proposta é
abordar o ser humano em suas diversas dimensões: física, emocional, social e nutricional”, explica Raieli.
A segunda palestra será conduzida pela psicóloga e estrategista de Pessoas e Cultura, Nadine Pilotto Fabiani, que abordará o tema “Equipamentos de Proteção Individual da Saúde Mental. “Nos dias atuais estamos muito acelerados, seja com áudios, vídeos ou na nossa rotina diária. Acabamos não valorizando cada momento, e muitas coisas passam despercebidas. Vamos falar sobre propósito, sentido e escolhas, pois é fundamental aprender a desacelerar para aproveitar cada instante”, explica.
Cuidado que acolhe
Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional. Mais do que uma campanha, esse movimento visa reforçar atitudes diárias que fazem diferença para quem precisa de suporte emocional, conforme explica Raieli.
“Manter hábitos que favoreçam o bom funcionamento do corpo, sono regular, alimentação equilibrada, atividade física e exames de rotina são fatores de proteção que ajudam a regular hormônios e respostas metabólicas ligadas ao estresse e à ansiedade. O fator social também é indispensável: convivências saudáveis fortalecem o bem-estar, enquanto ambientes tóxicos podem favorecer o sofrimento psíquico.”
O serviço de Medicina Preventiva da Unimed Erechim oferece palestras educativas, atividades em grupo e atendimentos individuais que visam não apenas a prevenção, mas também o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de eventuais transtornos psicológicos. Atua com o compromisso de promover o cuidado em todas as etapas da vida por meio da atenção integral à saúde e o respeito às necessidades individuais de cada paciente.
“A psicoterapia, como ferramenta de autoconhecimento, é uma estratégia fundamental para a autorregulação emocional. Além disso, práticas como meditação, atividades de lazer, hobbies, esportes e o fortalecimento de vínculos significativos são alternativas comprovadamente eficazes para promover a saúde mental”, explica Raieli.








Comentários