Unimed Erechim e Hospital Unimed realizam Planejamento Estratégico 2025-2027
- Najaska - Jornalismo

- 8 de jul.
- 3 min de leitura
Lideranças e cooperados se reuniram para alinhar metas e construir um futuro sustentável, inovador e colaborativo

Planejamento Estratégico contou com a participação do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, médicos cooperados, CEOs e lideranças da cooperativa e do hospital
Definir objetivos estratégicos é um passo coletivo essencial para construir um futuro próspero com coerência, alinhamento e união. O Planejamento Estratégico 2025-2027, com base para desenvolvimento da próxima década (2025-2035) da Unimed Erechim e do Hospital Unimed reafirma esse compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a conexão com as novas demandas do setor da saúde.
Com esse propósito, entre os dias 4 e 5 de julho, foi realizada na sede da Unimed a construção do planejamento para o próximo triênio. A atividade contou com a participação do Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, médicos cooperados, CEOs e lideranças da cooperativa e do hospital.
O tema do evento, “Inteligência Humanizada”, reflete a integração entre tecnologia, conhecimento e sensibilidade. A programação foi estrategicamente elaborada para inspirar, estimular reflexões e promover um diálogo construtivo entre todos os participantes.
Para o presidente, Luiz Felipe Barreneche Leães, o planejamento é uma prática de gestão essencial que fortalece o crescimento organizado e sustentável. “Estamos evoluindo de forma estruturada e, nestes dois dias, discutimos cenários internos e externos, definimos objetivos estratégicos e alinhamos processos e ações voltadas ao futuro da nossa instituição. Nossas decisões são guiadas por atenção, precisão e responsabilidade. Atuamos sempre comprometidos com o cuidado, a sustentabilidade e o futuro da cooperativa”, destacou.
Análise de cenário regional destaca oportunidades para a instituição
A palestra “Mercado potencial disponível qualificado de Erechim e região” foi ministrada por Júlio Brondani, professor universitário e empresário. Durante a apresentação, Brondani trouxe uma análise detalhada do contexto socioeconômico e das oportunidades estratégicas na região onde a Unimed Erechim atua, contribuindo para decisões mais alinhadas ao potencial local.
“Em um mundo em constante transformação, existem diversas variáveis, controláveis e incontroláveis, que impactam o desempenho das organizações, especialmente em nossa região. Por isso, reforçamos as oportunidades de crescimento e destacamos dados que podem auxiliar no processo de tomada de decisão”, explicou Brondani.
Decisões baseadas em dados e cenário econômico guiam palestra
Com o tema “Análise de Valor na Saúde Suplementar: uma perspectiva econômica, financeira e de estratégia competitiva”, o consultor financeiro e especialista em saúde suplementar Daniel Rodrigues abordou aspectos que impactam diretamente o setor e influenciam as estratégias da instituição.
“Nosso objetivo foi apresentar um panorama dos principais eventos e variáveis do ambiente externo. Ao compreendê-los, conseguimos fazer uma leitura mais precisa das estratégias e dos objetivos a serem adotados. A Unimed tem se destacado pela atuação focada, com metas claras e uso consistente de indicadores para orientar a tomada de decisão”, enfatizou Rodrigues.
Alinhamento estratégico em foco
O planejamento contou com a participação de consultores da empresa Allcon, que conduziram as atividades práticas. O objetivo foi compartilhar experiências em inovação, estratégia e cultura organizacional, reforçando a importância do alinhamento entre a identidade da cooperativa, seus propósitos e o contexto em que está inserida.
O CEO da Allcon, Clóvis Lumertz, explica que a dinâmica do planejamento foi dividida em diferentes momentos, envolvendo reflexão estratégica, práticas colaborativas e definição de novos caminhos. “No primeiro momento, apresentamos a origem de alguns conceitos importantes dentro das organizações. No segundo dia, em grupos, incentivamos a construção do nosso modelo estratégico, considerando tanto a estratégia da cooperativa quanto as especificidades de cada unidade de negócio, para definir abordagens distintas voltadas aos públicos interno e externo, tornando a operação mais eficiente”, ressaltou.
Para o consultor sênior da Allcon, Gustavo Recoba, definir metas é essencial para qualquer instituição. “Uma empresa sem um destino claro é como um navio à deriva. Ter clareza sobre onde se quer chegar é uma das decisões mais importantes que uma organização pode tomar. Conhecer os recursos disponíveis, as necessidades e as demandas são fundamentais. O processo de planejamento estratégico tem justamente esse papel: definir um horizonte futuro, estabelecer onde queremos chegar e decidir como alcançar esse objetivo, sem abrir mão dos princípios que nos orientam ao longo do caminho”, explicou.
O Planejamento Estratégico 2025-2027 da Unimed Erechim e do Hospital Unimed representa um marco importante na trajetória da instituição. Revisado de forma anual, reforça seu compromisso com a excelência no cuidado à saúde, a inovação e a sustentabilidade.








Comentários