top of page

Treinamento especializado fortalece recuperação do acervo do Arquivo Histórico Municipal

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

Equipe do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font recebe capacitação do Arquivo Público do Estado para garantir a preservação da memória de Erechim após danos causados por temporal de granizo




O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font segue mobilizado em um amplo e cuidadoso processo de recuperação de seu acervo, após os danos provocados por uma forte tempestade de granizo que atingiu o prédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, no final de novembro do ano passado.




Nesta quarta-feira (21), a equipe do Arquivo Histórico e os bolsistas do curso de Licenciatura em História, cedidos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), participaram de um importante treinamento ministrado pela historiadora Nôva Brando, servidora do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. A capacitação abordou técnicas fundamentais de higienização e conservação documental, reforçando procedimentos essenciais para a segurança dos documentos e das pessoas envolvidas.




O trabalho de higienização de arquivos é minucioso e delicado, envolvendo a remoção de sujeiras e agentes contaminantes, sempre com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas. Durante o treinamento, foram repassadas noções de conservação preventiva, limpeza mecânica para remoção de fungos, desmetalização dos documentos com a retirada de clipes e grampos metálicos e a substituição por técnicas adequadas de costura, garantindo maior durabilidade ao acervo.




A atividade prática também incluiu o descongelamento de dois volumes de jornais atingidos pela umidade, além da apresentação da técnica correta de secagem, etapa essencial para evitar a proliferação de fungos e a perda de informações históricas.




Para o coordenador do Arquivo Histórico Municipal, Henrique Trizoto, a ação reforça a importância da parceria institucional. “Este treinamento reforçou o papel do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul como referência técnica em conservação e a parceria entre as instituições. O processo é longo e trabalhoso, mas é fundamental para a recuperação do acervo e preservação da riquíssima história de nosso município”, destaca.




Em razão das ações de manutenção e recuperação em andamento, o atendimento ao público no Arquivo Histórico Municipal permanece suspenso por tempo indeterminado. A medida é necessária para garantir que todo o acervo receba o cuidado técnico adequado, assegurando que a memória documental de Erechim seja preservada para as futuras gerações.



 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page