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Sicredi impulsiona projetos sustentáveis de estudantes do Colégio Agrícola

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 3 de out.
  • 3 min de leitura

Laboratório renovado, árvores plantadas e espaço de convivência formam legado deixado por formandos do Técnico em Agropecuária


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Um grande encontro entre as turmas de terceiro ano do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando, de Erechim-RS, representantes do Sicredi e da Lobo Lab marcou o encerramento do Semeando o Futuro: Construindo Comunidades Sustentáveis. A iniciativa é da Sicredi UniEstados em parceria com o Fundo Social Sescoop-RS. Nesta quarta-feira (1º), os formandos do Técnico em Agropecuária apresentaram os resultados das três propostas desenvolvidas com apoio dos professores, da banca julgadora e da empresa de consultoria, e encararam um desafio final.


Desde junho, cada grupo passou por etapas de planejamento, proposição das ideias para o júri, ajustes, recebimento da verba e execução. Todos os trabalhos tiveram impacto social ou ambiental: a turma 31 revitalizou o laboratório de ciências naturais de seu colégio; a turma 32 mobilizou estudantes de escolas municipais e estaduais a plantarem árvores e, com a ajuda de histórias, repassou conceitos de educação ambiental às crianças; já a turma 33 construiu um espaço de convivência, valorização da cultura gaúcha e da memória do Colégio Agrícola.


Apresentação dos trabalhos

Na exposição, os estudantes surpreenderam com a criatividade. O primeiro grupo simulou um vulcão em erupção e fez até teste de tipo sanguíneo ao vivo, experimentos que agora são possíveis no laboratório da escola. Um artigo sobre a renovação do espaço, escrito pelos professores André Slaviero e Simone Castelan, foi aprovado pelo Encontro Anual de Ensino de Química (EDEQ) e será apresentado no congresso em Nova Prata-RS na próxima semana.


O segundo grupo exibiu um vídeo mostrando o plantio de 37 mudas e o depoimento de crianças e jovens que participaram da ação. Os relatos definiram como “libertadora” e “inspiradora” a sensação de colocar a mão na terra e contribuir para a preservação do meio ambiente. 


O terceiro grupo se desafiou na construção de um espaço de convivência. O local precisou de instalação de encanamentos de água e esgoto, preparação elétrica, nivelamento do solo, acomodação de piso e estruturação do pergolado. Depois de pronto, foram acrescentados bancos, mesas e bebedouros de água para o chimarrão. Um ponto especial foi destinado para abrigar o primeiro trator do Colégio Agrícola e uma linha do tempo que conta a história da instituição. 


Desafio final

A última parte do encontro foi reservada a um novo desafio: planejar e construir um veículo movido a ar para participar de uma corrida. Os estudantes precisaram ser criativos e utilizar materiais recicláveis na confecção. O combustível dos carrinhos e barcos foi o assopro: o veículo que completasse o percurso de cinco metros e cruzasse primeiro a linha de chegada vencia. Depois de três rodadas de tirar o fôlego, a equipe vencedora foi a Velozes e Soprosos com o Slaviero Car.


Aprendizados para a vida

Eduarda Nogaro, uma das idealizadoras do “Mudas que Inspiram”, entende que o Colégio Agrícola tem potencial de mostrar como o plantio de árvores é importante e trazer essa prática cada vez mais: “Pra nós, do Colégio Agrícola, isso é do cotidiano. Mas nas outras escolas, principalmente pro pessoal da cidade, não é tão comum. Quisemos plantar uma sementinha. A gente não precisa contagiar o mundo inteiro; conseguindo conquistar o coração de uma pessoa já faz grande diferença”.


Na avaliação de Silvia Preczevski, assistente de negócios do Sicredi e integrante do júri, houve um visível desenvolvimento dos grupos desde o primeiro encontro e a aprendizagem de soft skills. “Esse projeto deu espaço para eles criarem planos de ação, a gente sugeriu melhorias, desenvolveu líderes e promoveu a união das equipes. Foi uma forma de preparar os alunos para o mercado de trabalho, porque eles vão precisar enfrentar adversidades”, avalia Silvia.


Para Jaime Testolin, diretor de Operações da Sicredi UniEstados, a cooperação entre os alunos foi fator decisivo para alcançar bons resultados: “Percebam o quanto a gente consegue criar cooperando. Procurem trabalhar em conjunto com quem estiver ao lado de vocês, porque o resultado é muito melhor”.


Evandro Varotto, diretor de Negócios, destacou o papel dos professores na realização da iniciativa. “Independente de onde a gente nasceu ou qual a condição, o caminho sempre vai ser a educação. Por meio dela a gente vai poder avançar, prosperar e construir algo melhor”, reflete Varotto.


O Semeando o Futuro: Construindo Comunidades Sustentáveis reafirma o apoio do Sicredi à educação e ao desenvolvimento sustentável das comunidades, além de oportunizar aos alunos práticas que os preparem para a vida profissional e ferramentas para que desenvolvam suas ideias de modo colaborativo.


 
 
 

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