top of page

Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente debate sobre a resiliência climática

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura

A SAUMA é um evento consolidado na Região do Alto Uruguai e ocorre periodicamente desde 1995, reunindo a comunidade acadêmica, juntamente com outros segmentos da sociedade regional, para discutir questões relevantes sobre meio ambiente e áreas correlatas



Eventos reúnem estudantes, professores e lideranças da área ambiental
Eventos reúnem estudantes, professores e lideranças da área ambiental

Teve início na noite de terça-feira, 03, no Auditório da URI, a XXXII Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA), promovida de forma conjunta com o V Seminário Municipal de Meio Ambiente.





ree

A Conferência de abertura foi ministrada por Rafael Damasceno, que realiza doutorado na Irlanda. O palestrante, que possui experiência em redução de riscos de desastres e indicadores locais de impactos de mudanças climáticas, destacou as estratégias das cidades para adaptação e resiliência às mudanças climáticas.


A SAUMA é um evento consolidado na Região do Alto Uruguai e ocorre periodicamente desde 1995, reunindo a comunidade acadêmica, juntamente com outros segmentos da sociedade regional, para discutir questões relevantes sobre meio ambiente e áreas correlatas. O evento se constitui num importante espaço para que estudantes, educadores, pesquisadores e gestores possam discutir, trocar experiências e direcionar ações relativas à educação, gestão e conservação ambiental.


As duas iniciativas têm como meta tratar sobre a resiliência climática nas cidades e nas comunidades rurais. O combate às mudanças climáticas corresponde ao 13° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que busca a tomada de medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos.


Os encontros terão seguimento na quinta-feira, 6, às 8h30min, também no Auditório da URI, com as Mesas Redondas sobre agricultura resiliente às mudanças climáticas e as estratégias para sistemas de produção sustentáveis, com a presença de Alencar Paulo Rugere (EMATER Porto Alegre), e sobre as oportunidades e desafios a partir do pagamento por serviços ambientais e mudanças climáticas, com a presença de Tanise Sausen (FURG), Vanderlei Decian (URI), e Ariane Pasuch (Prefeitura Municipal de Erechim), Tanise Etges (Prefeitura de Vera Cruz/RS), com a mediação de Vanderlei Secretti Decian.


A programação encerra à tarde, no mesmo local, com a palestra sobre capacidade adaptativa e a resiliência dos sistemas de produção agropecuária em cenários de mudanças climáticas, com a presença de Thomaz Tomazoni (FAU e AKVO ESG), Márcia Perin (Be8: Energia Renovável); Gian Carlos Zacchi (Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora) e representante do Programa ABC+ EMATER Ascar/RS, com a mediação do professor Jean Butke.


A SAUMA e o Seminário Municipal de Meio Ambiente são realizados pela URI Erechim, COMPAM e ASCAR/EMATER, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Erechim. Contam, também, com o apoio da CORSAN, 2° Pelotão de Polícia Ambiental, OAB, UFFS, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo José Albano Volkmer, UERGS, SINDUSCON, CAPA, CREA, SUTRAF, Sindicato Rural, UNIMED, Futura Agrícola e Sementes Estrela.


Rafael Damasceno abriu o ciclo de conferências



 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page