Produtores rurais realizam mobilização em Erechim em defesa da agricultura gaúcha
- Najaska - Jornalismo
- há 5 horas
- 2 min de leitura
Com o lema "Mobilização pela salvação da agricultura gaúcha", os manifestantes reivindicam apoio ao projeto de lei da securitização das dívidas dos produtores, acumuladas em decorrência de sucessivos eventos climáticos extremos

Produtores rurais do Alto Uruguai realizam, nesta terça-feira (20), uma mobilização no entroncamento das rodovias ERS-135 e BR-153, em Erechim. A ação, que iniciou às 8h e segue até as 17h, reúne sindicatos e entidades da região, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a situação crítica enfrentada pelo setor agropecuário no Rio Grande do Sul.
Com o lema "Mobilização pela salvação da agricultura gaúcha", os manifestantes reivindicam apoio ao Projeto de Lei n° 320, de 2025, de autoria do senador Luis Carlos Heinze. A proposta autoriza a renegociação de dívidas de produtores rurais que tiveram perdas por eventos climáticos a partir de 2021. A renegociação será feita por meio da transformação das dívidas em títulos que terão o Tesouro Nacional como garantia, com condições especiais para pagamento e comercialização.
A concentração ocorre nas proximidades do Posto Lando e da sede da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na saída de Erechim para Passo Fundo.
A ação é organizada pelos Produtores Rurais do Alto Uruguai, com mobilização e apoio dos Sindicatos Rurais de diversos municípios, como Erechim, Getúlio Vargas, Nonoai, Sananduva, São José do Ouro, Tapejara, entre outros, além de cooperativas, entidades empresariais e sindicatos de trabalhadores rurais.
Em nota divulgada à imprensa, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) declarou apoio às manifestações pacíficas dos produtores, reforçando o compromisso com a legalidade e o respeito à ordem pública. A entidade também informou que segue atuando junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional para buscar soluções ao elevado grau de endividamento dos agricultores.
“A Farsul e os Sindicatos Rurais apoiam as manifestações dos produtores que ocorrem no Estado na defesa do projeto de lei da securitização, ressaltando que o nosso sistema sindical tem a responsabilidade e o comprometimento com manifestações pacíficas e ordeiras”, destacou a federação.
A mobilização ocorre em um momento de agravamento da crise no campo, especialmente no Rio Grande do Sul, onde enchentes recentes agravaram ainda mais a situação de produtores que já enfrentavam perdas severas causadas por estiagens em anos anteriores.

Por: Najaska Martins Foto: Sindicato Rural de Erechim
Comments