Noite de fé, tradição e música marca o sábado de Acampamento Farroupilha
- Najaska - Jornalismo
- há 10 horas
- 3 min de leitura
A atividade reuniu competidores, público e autoridades tradicionalistas em uma demonstração da força cultural do Rio Grande do Sul

A programação deste sábado (13/09) da Semana Farroupilha reuniu tradição, fé e música em um evento que ficará registrado pela diversidade de atrações.
A gineteada foi um dos destaques do dia. Mais do que a competição campeira, o momento contou com espaço para reflexão e convivência. Houve oração coletiva, abraços e manifestações de união, com palavras de perdão e esperança. A atividade reuniu competidores, público e autoridades tradicionalistas em uma demonstração da força cultural do Rio Grande do Sul.
A cerimônia teve ainda a presença de representantes da 19ª Região Tradicionalista. O coordenador, Ricardo Valmorbida, acompanhou a programação e ressaltou a importância de valorizar e preservar as manifestações ligadas ao tradicionalismo.
No palco principal, o encerramento da noite ficou a cargo de João Chagas Leite, que apresentou um show envolvente. Com repertório variado e presença marcante, o cantor animou o público e deu o tom festivo à noite de sábado.
Domingo de despedida da Festa Campeira
As atividades prosseguem neste domingo (14/09), com a Festa Campeira a partir das 8h e encerramento às 17h. À noite, às 21h, será a vez de Érlon Péricles subir ao palco, trazendo um espetáculo especial para fechar mais um dia da Semana Farroupilha.
Estrutura e convite para os próximos dias
Toda a programação acontece no Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas Zulmir José Sotoriva e é gratuita. O local conta com estacionamento, praça de alimentação e comércio tradicionalista, oferecendo conforto e praticidade para o público.
A comunidade é convidada a prestigiar as próximas atividades, que seguem valorizando a cultura, a tradição e a música gaúcha. Ao longo de toda a semana acontecem atividades para todas as idades.
Confira programação:
15/09 – Segunda-feira
14h - Oficina de Danças Tradicionais - com audiodescrição
14:00 - Oficina de Confecção de Cinco Marias – IFRS
15:00 - Oficina de Guasqueiro
15:30 - Oficina de Charque e Carreteiro com audiodescrição
21h: Show musical com CRISTIANO QUEVEDO
16/09 – Terça-feira
13:30 - Oficina de contos e lendas gaúchas
14:30 – Oficina de Indumentaria
15:30 - Oficina de Charque e Carreteiro
21h: Show com JOCA MARTINS
17/09 – Quarta-feira
13:30 - Oficinas Danças tradicionais
14:30 - Oficina A Lenda do João de Barro e Cuidados com animais exóticos - URI
15:30 - Oficina de Charque e Carreteiro
21h: Show musical com TCHÊ KAKARECO
18/09 – Quinta-feira
13:30 - Oficina de Chula
14:00 - Oficina de contos e lendas gaúchas
14:30 - Oficina de Guasqueiro
15:30 - Oficina de Charque e Carreteiro
19:00 – Clubes Rotary de Erechim e os Monarcas promovem Novos Talentos no Acampamento Farroupilha de Erechim
21:00 - Show com o Grupo Os Veteranos
19/09 – Sexta-feira
13:30 – Oficinas de Indumentaria para Entidades assistenciais
13:30 - Oficina de Danças tradicionais para Terceira Idade
14:00 - Oficina de Chula para Entidades assistenciais
14:30 – Show com Musical JN para Terceira Idade
15:00 - Oficina de Charque e Carreteiro para Entidades assistenciais
16;00 - Oficina de Charque e Carreteiro para Terceira Idade
19h - Espetáculo Teatral Fábulas do Sul – Grupo UEBA
21h: Show com Bagual e Meio
20/09 – Sábado
09h: Desfile Farroupilha Temático (Av. Maurício Cardoso)
16h – Apresentação da Invernada Juvenil do CTG Galpão Campeiro
19:00 – Clubes Rotary de Erechim e os Monarcas promovem Novos Talentos no Acampamento Farroupilha de Erechim
21h: Show musical com CANTILENA
21/09 – Domingo
09h: FESTIART Bota Amarela – Festival cultural para categorias iniciantes, pré-mirim, mirim e juvenil envolvendo diversas modalidades: chula, declamação, dança de salão, solista e gaita – CTG Galpão Campeiro
17h: Encerramento e extinção da chama
O projeto Acampamento Farroupilha 2025 foi aprovado no Edital Sedac nº 04/2025 LIC RS - Eventos Continuados e Temáticos do 2º semestre de 2025. Conta com o apoio da Prefeitura de Erechim – Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa. Patrocínio: Cassul, Cristalina e Master Supermercados. O Financiamento é do Pró Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Créditos: Assessoria de Imprensa 19ª RT
Comentários