No dia de Nossa Senhora de Fátima, Romaria Diocesana é lançada com com tema sobre as virtudes de Maria e espírito de esperança
- Najaska - Jornalismo
- há 12 horas
- 2 min de leitura
Com o lema “Esperança Nossa, Salve”, a 74ª edição da Romaria será vivida no contexto do Ano Jubilar, refletindo a fé e as virtudes de Maria

Neste dia 13 de maio, data que remete à primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, foi lançada oficialmente em Erechim, a 74ª Romaria de Fátima. O anúncio ocorreu durante o terço e a missa celebrados no Santuário de Fátima, dando início à preparação para um dos mais tradicionais eventos religiosos da Diocese de Erexim.
A romaria será realizada no dia 2 de outubro. Do dia 3 ao dia 11 haverá novena, com quatro celebrações diárias: às 7h, 14h, 18h e, neste ano, às 19h30 — antecipada em relação aos anos anteriores, quando era realizada às 20h. A última celebração contará com procissão da Catedral São José até o Santuário.
A Romaria das Crianças, neste ano, está confirmada para o dia 11 de outubro, um sábado pela manhã.
Romaria no contexto do ano jubilar
Toda a programação da 74ª Romaria diocesana está inserida no contexto do Ano Jubilar, que convida os fiéis a serem Peregrinos da Esperança. Assim o tema deste ano é “Com as virtudes de Maria, Peregrinos da Esperança” e o lema “Esperança Nossa, Salve”, inspirado na oração da Salve Rainha.
Durante a novena, que acontecerá de 3 a 11 de outubro, as celebrações serão conduzidas por diferentes grupos de pastorais, áreas pastorais e movimentos eclesiais da Diocese. A cada dia, os fiéis serão convidados a refletir sobre uma virtude de Maria, dentro do tema central da romaria, “Com as virtudes de Maria, Peregrinos da Esperança”. As reflexões abordarão as virtudes cardeais e teologais, sempre relacionando-as à vida cotidiana dos cristãos. Os temas diários serão:
– Dia 1: Convite de Maria, mãe da santa esperança
– Dia 2: A virtude da prudência em Maria e na vida da gente
– Dia 3: A virtude da justiça em Maria e na vida da gente
– Dia 4: A virtude da fortaleza em Maria e na vida da gente
– Dia 5: A virtude da temperança em Maria e na vida da gente
– Dia 6: A virtude da fé em Maria e na vida da gente
– Dia 7: A virtude da caridade em Maria e na vida da gente
– Dia 8: A virtude da esperança em Maria e na vida da gente
– Dia 9: Jesus Cristo é a nossa esperança Além disso, até outubro, sempre no dia 13 haverá uma programação especial no Santuário, relembrando as aparições e percorrendo o caminho de fé e oração que culminará com a grande romaria em outubro.
Por: Najaska Martins
Comments