top of page

Município atende população e avalia estragos de forte tempestade de granizo

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 11 horas
  • 3 min de leitura

24 horas depois do forte temporal que assustou moradores de Erechim, muitas famílias ainda estão trabalhando para cobrir as casas que foram afetadas


ree

Mais de 24 horas depois de uma forte tempestade de granizo que atingiu Erechim, na tarde de domingo (23), a população ainda contabiliza os prejuízos. O Gabinete de Crise e uma grande força tarefa montada na sede do GRAU – Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência, segue trabalhando para atender a população afetada e minimizar os impactos e prejuízos.


Governo do Estado


O governador Eduardo Leite acompanhou os trabalhos da Defesa Civil em Erechim nesta segunda-feira (24) e esteve na cidade no fim da tarde. Também esteve acompanhando os trabalhos, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.


Na manhã desta segunda-feira, o governador autorizou o repasse emergencial de R$ 1,5 milhão do Estado ao Fundo da Defesa Civil de Erechim para compra de telhas às famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pelo granizo.


O governador Eduardo Leite, lembrou que imediatamente após saber do ocorrido, a Defesa Civil do Estado se articulou para estar em Erechim, trazendo carretas com lonas, telhas e cestas básicas. “Agora será uma força tarefa para restabelecer serviços como saúde e educação, e também para atender as pessoas que mais foram impactadas. Já disponibilizamos recursos de forma emergencial e outros devem vir de acordo com os levantamentos e monitoramento de toda essa situação”, afirmou.


O governador Eduardo Leite esteve na sede do GRAU e também no Hospital Santa Terezinha.


Números


Segundo balanço com dados prévios, o número de pessoas afetadas foi de 8.727 famílias e cerca de 34.908 pessoas. Também foram registrados 189 feridos atendidos nos hospitais e unidade de pronto atendimento. Atualmente são 12 desabrigados, conforme atualização às 17h45 desta segunda-feira (24).

Os trabalhos contam com a incansável dedicação de servidores da Defesa Civil do Estado e do Município; da Força Voluntária Alto Uruguai; do Corpo de Bombeiros; da Brigada Militar; de voluntários, forças de segurança, voluntários de outros municípios e servidores da Prefeitura de Erechim.


O prefeito de Erechim, Paulo Polis, desde a noite de domingo (23), vem afirmando que o primeiro momento é de atender os atingidos. “Após o término da distribuição de lonas, conseguiremos avaliar todo cenário. Em paralelo a isso, nossa equipe já buscou recursos com o Estado, a quem temos que agradecer, e também solicitou auxílio para o Governo Federal. Toda nossa equipe está trabalhando em diferentes frentes para enfrentarmos e darmos uma resposta para população”, frisou.


Diversos prédios públicos foram afetados e ainda há indefinições do funcionamento de serviços. Segue abaixo informações de serviços essenciais:

 

Aulas suspensas


Em razão dos danos estruturais causados pelo temporal, as aulas seguem suspensas nesta terça-feira (25), nas Escolas Municipais. A suspensão também se estende às Escolas Estaduais e às Escolas Privadas com vagas compradas pelo município.

 

Atendimento em Saúde 


O atendimento nas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas já foi restabelecido na tarde desta segunda-feira (24), mas com redução de capacidade, além dos CAPSs, Centros de Fisioterapia e Fonoaudiologia, de Especialidades, Farmácia Central e VISA. O atendimento será retomado nesta terça-feira (25), na Unidade do Distrito de Jaguaretê. A Unidade de Capoerê permanece fechada por questões estruturais e de equipe, diante da gravidade dos danos.


Hospital Santa Terezinha


O Hospital Santa Terezinha vai continuar com as cirurgias eletivas suspensas nesta terça-feira (25), devido às intercorrências causadas pela tempestade em parte dos leitos de internação. A direção orienta ainda, que somente casos de extrema urgência devem ser encaminhados à instituição e que o atendimento no hospital será com prioridade para os que mais precisam. 


Assistência Social


Os serviços de assistência social como CRAS e CREAS também já foram restabelecidos, com redução de capacidade em alguns casos. O Abrigo Cidadão está disponível para atender famílias que possam precisar.

 

Coleta de lixo


Sobre a coleta seletiva de lixo, ainda não há uma definição. A informação será confirmada pelas redes socais da Prefeitura de Erechim ainda na noite desta segunda-feira. Também, sobre o descarte de móveis estragados e telhas quebradas, uma ação será divulgada posteriormente.


Agricultura


Conforme laudo preliminar da Emater-RS/Ascar, as estimativas de perdas na agricultura são de 50% na safra do milho; 80% da safra do trigo e 60% de hortaliças, além dos danos estruturais e nas propriedades do interior.

 

Distribuição de lonas


Para auxiliar as famílias com residências danificadas, a população pode retirar lonas no GRAU – Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência – Av. Caldas Júnior, 597 – Três Vendas.



Fotos: Alderi Bertuzzi, Mileza Mezalira e Roger Gritti - Comunicação PME

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page