Jogos Rurais de Gaurama fortalecem identidade comunitária
- Najaska - Jornalismo

- há 10 minutos
- 2 min de leitura
Jogos se configuram como importante ferramenta para a integração entre as comunidades, resgatando a identidade rural e fortalecendo os laços de pertencimento

A comunidade São Pedro foi palco dos Jogos Rurais de Gaurama 2026. O evento reuniu cerca de 800 pessoas de dez comunidades do município, neste domingo (25/01). A iniciativa, organizada pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Gaurama, contou com apoio e patrocínio da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa), Cresol/Erechim, Sicoob Crediauc e Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
A abertura foi marcada por um momento de bênção conduzido pelo Padre Jossi e pelo Pastor Jairo, simbolizando a união e espiritualidade que permeiam o encontro. Pela manhã, ocorreram diversas modalidades ao ar livre, como cabo de guerra, cinquilho, pênalti, vôlei, serra da madeira, martelar pregos, corrida do saco e prova dos 100 metros. Além das disputas adultas, houve espaço para atividades voltadas às crianças, garantindo a participação de diferentes gerações.
No salão comunitário, os tradicionais jogos de baralho — Canastra, Escova e Três Sete — envolveram cerca de 80 participantes. Outro destaque foi o concurso de fotografias, que neste ano teve como tema as culturas agrícolas anuais cultivadas no município, valorizando o trabalho e a tradição rural.
Para o chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, o extensionista rural Teilor Schmidt, os jogos representam “uma importante ferramenta para a integração entre as comunidades, resgatando a identidade rural e fortalecendo os laços de pertencimento”.
Durante a tarde, o evento seguiu com pronunciamentos de autoridades, a escolha da Garota dos Jogos Rurais 2026 e, em seguida, uma animada matinê encerrou a programação.
Mais do que competição, os Jogos Rurais de Gaurama reafirmaram seu papel como espaço de convivência, celebração e valorização da cultura rural, congregando comunidades e gerações em torno da essência da vida no campo.








Comentários