top of page

Guias das taxas de Funcionamento e da Vigilância Sanitária já estão disponíveis para pagamento

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 46 minutos
  • 2 min de leitura

Secretaria Municipal da Fazenda orienta contribuintes sobre prazos, formas de acesso e atendimento presencial

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que já estão disponíveis as guias para pagamento das taxas anuais de Funcionamento e da Vigilância Sanitária. A quitação é obrigatória para todos os contribuintes com atividades econômicas ativas no município, incluindo empresas, indústrias, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e profissionais autônomos, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs).


De acordo com o secretário adjunto da Fazenda, Carlos Lemos, é fundamental que os contribuintes fiquem atentos aos prazos para evitar transtornos. “Essas taxas são essenciais para a regularização das atividades econômicas no município. Orientamos que o acesso às guias seja feito com antecedência, garantindo organização e evitando multas ou juros por atraso. Nossa equipe está disponível para auxiliar quem precisar”, destaca.


Vencimentos


Confira as datas de vencimento:



30 de janeiro de 2026 – Taxa de Funcionamento (valor único)


28 de fevereiro de 2026 – Taxa de renovação da Vigilância Sanitária (valor único)



Como acessar as guias?


As guias podem ser emitidas de forma rápida e segura pelo site oficial da Prefeitura de Erechim, em www.pmerechim.rs.gov.br, acessando o menu “Serviços Online”, depois “Tributos” e, em seguida, “Emissão de DAM por Contribuinte com Inscrição Municipal”. Também é possível realizar a emissão pelo aplicativo SysCidadão.


Atendimento presencial


Para quem não possui acesso à internet ou enfrenta dificuldades no uso das plataformas digitais, o atendimento presencial está disponível na Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Avenida XV de Novembro, 175 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.


Além das taxas de Funcionamento e da Vigilância Sanitária, também já estão disponíveis para emissão as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ambos com prazos e vencimentos específicos.


Foto: Alderi Bertuzzi – Comunicação PME

 
 
 

© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page