Gestação segura: saiba qual o papel da medicina fetal
- Najaska - Jornalismo

- 30 de jun.
- 3 min de leitura
Serviço é uma opção para pacientes que precisam de acompanhamento detalhado ao longo da gravidez

A gestação marca o início de uma das fases mais transformadoras na vida de uma mulher. Mais do que apenas mudanças físicas, essa nova jornada é acompanhada por emoções e grandes expectativas. Para que este período seja vivido com segurança e tranquilidade, o acompanhamento pré-natal é essencial. É por meio dele que é possível garantir o desenvolvimento saudável do bebê e o bem-estar da mãe.
Nesse contexto, a medicina fetal desempenha um papel fundamental. Subespecialidade da ginecologia e da obstetrícia, ela oferece um cuidado especializado e integral. Essa área da medicina visa acompanhar e proteger a saúde da mãe e do bebê ao longo de toda a gestação, desde os primeiros exames até o nascimento.
De acordo com a médica ginecologista e obstetra, especialista em fetologia, Dra. Marianne Ongaratto Lumi (CRM 49939 | RQE 44409), a medicina fetal busca a identificação, prevenção e tratamento de condições que possam comprometer o desenvolvimento fetal ou a saúde materna.
“Além das técnicas de imagem, a medicina fetal também envolve intervenções terapêuticas dentro do útero. Entre elas, estão a transfusão intrauterina, a cirurgia fetal e a administração de medicamentos diretamente ao feto. Esses procedimentos são realizados em casos mais graves sempre com o suporte de uma equipe multidisciplinar. Todo este cuidado e planejamento representam um avanço importante na redução da morbidade e mortalidade neonatal”, explica a especialista.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) a medicina fetal auxilia na avaliação do crescimento fetal, rastreio de anomalias, identificação de problemas fetais que podem necessitar de tratamento intrauterino ou planejamento do parto, além de ajudar a monitorar gestações com complicações, como pré-eclâmpsia e risco de parto prematuro.
Entre os exames disponíveis na medicina fetal está a cariotipagem fetal, um exame citogenético que permite identificar anomalias cromossômicas durante a gestação. Ela consiste na coleta de células fetais, seguida pela análise microscópica dos cromossomos para identificar alterações no número ou na estrutura cromossômica.
“A cariotipagem é fundamental no diagnóstico de síndromes genéticas como a de Down, Edwards e Patau. O exame é indicado principalmente em casos de risco elevado, como idade materna avançada, histórico familiar de doenças genéticas ou achados suspeitos na ultrassonografia.”

Para a médica, o papel dos profissionais é oferecer informações claras e orientações sobre condições genéticas identificadas, para que os pais possam tomar decisões conscientes e seguras sobre o andamento da gestação.
“É essencial este cuidado tanto da mãe quanto do bebê durante toda a gestação. A medicina fetal complementa o pré-natal tradicional ao oferecer recursos diagnósticos e terapêuticos que possibilitam decisões mais precisas e seguras, especialmente em situações de risco”, destaca.
Carteira da Gestante
Como parte deste cuidado integral, um instrumento importante para garantir o acompanhamento adequado é a Carteira da Gestante. Ela reúne informações fundamentais sobre a saúde da mãe e do bebê ao longo da gravidez. O documento inclui registros de consultas, exames realizados, vacinas e orientações médicas.
Cuidado integral
O Hospital Unimed Erechim conta com um serviço voltado ao cuidado da saúde da mulher. Localizado no Complexo Hospitalar Unimed Erechim, o espaço “Saúde da Mulher” disponibiliza uma ampla gama de exames para o diagnóstico e acompanhamento, incluindo ultrassonografias (geral, obstétrica e 3D), mamografia digital, raio X, densitometria óssea, eletroneuromiografia e eletroencefalograma.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 11h30.
Para mais informações ou agendamentos, o serviço disponibiliza os seguintes canais: telefone (54) 3520.6104 e WhatsApp (54) 9.9243.7846 (Opção 01).
Os convênios atendidos incluem: Unimed, Cartão Acesso + Fácil, IPE Saúde, Cabergs Saúde, CoopuSaúde, Saúde Caixa e atendimentos particulares.








Comentários