top of page

Estudantes do Marista Medianeira conhecem a escritora Eleonora Medeiros

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 21 de mai.
  • 4 min de leitura

A iniciativa faz parte do projeto “Ora leitor, ora escritor”, desenvolvido há 2 anos no Colégio


ree

Encantar as crianças pelo universo literário faz parte da proposta educativa do Colégio Marista Medianeira. Dessa forma, desde 2023, a escola realiza o Projeto “Ora leitor, ora escritor”, em que as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais recebem obras literárias de um(uma) determinado(a) autor(a) escolhido(a) pela coordenação pedagógica e pelos professores, e realizam diversas atividades envolvendo os livros e suas histórias.


Em 2025, a escritora escolhida foi Eleonora Medeiros, natural de Uruguaiana/RS, que também foi estudante e educadora marista, e hoje escreve livros e realiza a contação de suas histórias por todo o Brasil. Para cada nível de ensino, foi escolhido um título da autora: as crianças do 1º ano receberam o livro “Picadeiro” (antes de ser lançado, a autora enviou a escrita do livro para as professoras do Marista Medianeira, que o escolheram e, dessa forma, o marista foi a primeira escola a receber a obra e a trabalhá-la com as crianças); as do 2º ano, o livro “Lá na casa da tia Cotia” (que conta histórias através de parlendas, gênero textual que as crianças trabalham neste nível de ensino); o 3º ano realizou a leitura e exploração da obra “Uma colcha para cobrir o mundo” (que aborda a temática do afeto, do acolhimento, do cuidado com o outro e com o planeta); os estudantes do 4º ano ganharam o título “A montanha mais perto do céu” (que trabalha de uma forma sensível as temáticas da perseverança, superação e paciência, para apreciar cada passo do caminho); e o 5º ano trabalhou com a obra “Comadre Onça” (que possui relação com o conteúdo de Biomas e da Fauna Brasileira, estudado neste nível de ensino). As obras foram selecionadas de acordo com o nível de leitura de cada série e contemplando diretrizes que fazem parte da matriz curricular marista.




As crianças receberam os livros do projeto das mãos das professoras de formas diferentes: com espaços e cenários que remetiam à história, através de caças ao tesouro e montagem de quebra-cabeças, tudo para explorar a criatividade e instigar a curiosidade. As turmas realizaram a leitura dos livros e atividades relacionadas ao universo da leitura: fichas de leitura, reescritas, desenhos, mas o principal objetivo foi trabalhar com a “leitura deleite”, ou seja, realizá-la enquanto um ato prazeroso, de fomento à imaginação. Além disso, a autora autografou os livros de todas as crianças, para que cada uma levasse uma recordação física daquele momento.



E para dar ainda mais vida ao projeto, as crianças tiveram uma grande surpresa: puderam ouvir as histórias contadas pela própria autora! Nos dias 19 e 20 de maio, a escritora Eleonora Medeiros realizou uma visita ao Colégio Marista Medianeira, para conhecer os estudantes que leram suas obras e realizar contações de histórias de forma presencial para todas as turmas. As crianças puderam assistir e participar de momentos de muito encantamento e magia, ouvindo a história que leram de outras perspectivas e com muito mais detalhes e interpretações.



Para a professora do 5º ano, Casiê Tubin, receber na escola uma autora e contadora de histórias como Eleonora Medeiros é uma grande inspiração para os educadores maristas, e uma vivência única para os estudantes. “Estar em contato direto com quem produziu uma obra literária é, sem dúvida, uma forma de despertar ainda mais o gosto pela leitura e pela escrita. Vivemos tempos em que o contato com livros físicos está cada vez mais escasso, e manusear, sentir o cheirinho de um livro novo, analisar as imagens — tudo isso é tão precioso e raro, que este momento com a escritora, com certeza, ficará marcado na memória dos nossos leitores. Este projeto vai muito além de ler a obra e conhecer a autora; é um movimento extremamente significativo, tanto para aqueles que estão iniciando sua caminhada quanto para os que já são apaixonados pela leitura”.


Formação com os educadores



A autora também realizou um momento de formação com os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio, sobre a “Mediação na contação de histórias”, onde abordou desde a importância do “círculo” no momento da contação de histórias, até a partilha de histórias orais da cultura popular, passadas de geração em geração, como forma de ampliação de repertório para os educadores.



“A leitura na infância é uma das ferramentas mais poderosas para despertar a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico das crianças. Em um mundo aonde as informações chegam prontas, com respostas instantâneas a um simples clique, os livros oferecem algo único: a possibilidade de imaginar, questionar e construir significados por conta própria. Ler histórias amplia o repertório linguístico, enriquece a comunicação e ajuda as crianças a expressarem suas ideias com mais clareza e confiança. Além disso, cada livro é uma porta para novos mundos, culturas e perspectivas, incentivando a empatia e o entendimento do outro. Quando uma criança lê, ela não apenas decodifica palavras – ela exercita a paciência, a concentração e a capacidade de refletir. Enquanto as telas muitas vezes entregam tudo mastigado, a leitura exige envolvimento, estimulando a mente a preencher lacunas, criar imagens e até reinventar finais. Incentivar a leitura desde cedo é plantar as sementes de um futuro mais questionador, criativo e humano. É dar às crianças o poder de não apenas consumir informações, mas de interpretá-las, transformá-las e, quem sabe, um dia, escreverem suas próprias histórias”, finalizou a Coordenadora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio, Daiane Bornelli de Andrade.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page