Erechim e região são cenários de gravações de curta-metragem inspirado em conto regional
- Najaska - Jornalismo

- 16 de jul.
- 2 min de leitura
O filme "Pedro Matador" retrata o personagem Pedro Quevedo, um peão de estância que, no século XIX, também atua como matador de aluguel
Um conto escrito por um autor de Erechim é a base para o curta-metragem Pedro Matador, que está sendo gravado neste mês de julho em Erechim e cidades vizinhas. A produção é dirigida por Maria Modler, que também assina a produção executiva ao lado do pai, o escritor Luís Eduardo Modler, autor da obra original. O filme é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa de Erechim e do Ministério da Cultura.
A história retrata o personagem Pedro Quevedo, um peão de estância que, no século XIX, também atua como matador de aluguel. Contratado por um estancieiro para “fazer justiça” após o não pagamento de uma dívida, o protagonista representa uma crítica social ao modo como o poder era (e ainda pode ser) exercido. Essa trama é o primeiro conto do livro publicado em 2020 por Luiz Eduardo Modler, viabilizado na época por meio de edital municipal. Agora, ganha nova vida em formato audiovisual, com a missão de ampliar o acesso à cultura e de fomentar um mercado ainda em desenvolvimento no Alto Uruguai.
Além de promover a arte local, o projeto tem viés educativo. Após a estreia do filme, marcada para o dia 16 de outubro no Centro Cultural 25 de Julho, a equipe realizará exibições em escolas de ensino médio da região, seguidas de palestras sobre o mercado audiovisual. A proposta é mostrar aos jovens que é possível construir uma carreira na área, mesmo partindo de cidades do interior. A produção conta ainda com a parceria da Z97 Filmes, de Gaurama, empresa independente que tem se destacado como uma das pioneiras do setor na região. Também estão previstas exibições em cidades vizinhas e em São Paulo, ampliando o alcance de uma história que nasce em Erechim, mas tem potencial para emocionar plateias em diferentes lugares.
Quem quiser acompanhar mais sobre a produção pode acessar os perfis @pedromatador_filme e @letra.literal no Instagram.
Por: Najaska Martins Fotos: Locação no interior de Gaurama/RS - Crédito: Luiz Ajami
























Comentários