Erechim conquista mais um título histórico com a Drop Team na Shell Eco-marathon Brasil 2025
- Najaska - Jornalismo

- 29 de ago.
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A equipe alcançou a marca de 699 km/l na categoria Protótipo – Combustão Interna, desempenho equivalente a viajar de São Paulo a Florianópolis com apenas um litro de combustível

A cidade de Erechim voltou a ser protagonista na maior competição de eficiência energética do país. A Drop Team, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Erechim), brilhou mais uma vez e se tornou pentacampeã da Shell Eco-marathon Brasil – além de conquistar o bicampeonato consecutivo. Na edição de 2025, realizada no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, a equipe alcançou a marca de 699 km/l na categoria Protótipo – Combustão Interna, desempenho equivalente a viajar de São Paulo a Florianópolis com apenas um litro de combustível.
"Foi um desafio atrás do outro, mas conseguimos superar juntos. A cada ano aprendemos mais", comemorou Laisla Portella, capitã da equipe, destacando a evolução do grupo que já se consolidou como referência nacional.
Além do brilho da equipe de Erechim, a competição também foi marcada por outros feitos históricos. A Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistou duas vitórias inéditas: Protótipo – Bateria Elétrica (373,7 km/kWh) e Conceito Urbano – Combustão Interna (54 km/l). A disputa na categoria elétrica foi acirrada, com a vitória por apenas 500 metros de diferença sobre a segunda colocada. Para dimensionar a conquista, o protótipo da UFMG seria capaz de percorrer o trajeto entre Rio de Janeiro e Ouro Preto (MG) com apenas 1 kWh de energia.
Outra conquista histórica foi da equipe GCEE, da Unioeste (Foz do Iguaçu), que se tornou a primeira no Brasil a completar o percurso com um carro de Conceito Urbano movido a hidrogênio. Já na categoria Protótipo – Hidrogênio, a vitória ficou com a Eco Octano UFPR, que alcançou 132 km/m³. No Conceito Urbano – Bateria Elétrica, a campeã foi a Green E-Car (UTFPR Medianeira), com 25 km/kWh.
Segundo Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil, esta edição teve caráter especial não apenas pelas conquistas técnicas, mas também pelo impacto educacional:“Recebemos mais de mil estudantes das redes públicas e particular do Rio de Janeiro, que puderam conhecer de perto os protótipos. Esperamos que isso inspire uma nova geração de engenheiros e cientistas a pensar soluções energéticas para o futuro do país e do mundo”, afirmou.
A competição ainda reservou espaço para histórias de superação. A estreante Yawara Racing, do CEFET de Nova Friburgo (RJ), conseguiu levar seu protótipo elétrico à pista em apenas quatro meses de desenvolvimento, ganhando reconhecimento mesmo fora do pódio.
Equipes vencedoras da 8ª edição
Protótipo – Bateria elétrica1º Milhagem UFMG BE (UFMG) – 373,7 km/kWh2º Borregos Racing (ITESM Aguascalientes) – 373,2 km/kWh3º E3 – Equipe de Eficiência Energética UFSC – 313 km/kWh
Protótipo – Combustão interna1º Drop Team (IFRS Erechim) – 699 km/l2º Pato a Jato (UTFPR Pato Branco) – 521 km/l3º Pé Vermelho Efficiency Team (UTFPR Medianeira) – 134 km/l
Protótipo – Hidrogênio1º Eco Octano UFPR – 132 km/m³
Conceito Urbano – Bateria elétrica1º Green E-Car (UTFPR Medianeira) – 25 km/kWh
Conceito Urbano – Combustão interna1º Milhagem UFMG ICE (UFMG) – 54 km/l2º Equipe ECOFET UC (CEFER MG) – 43 km/l
Conceito Urbano – Hidrogênio1º GCEE (Unioeste Foz do Iguaçu) – 61 km/m³
Sobre a Shell Eco-marathon
A Shell Eco-marathon é uma das maiores competições estudantis de eficiência energética do mundo, reunindo estudantes do ensino médio técnico e superior. O desafio é projetar, construir e operar veículos capazes de percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia. Na edição de 2025, participaram 43 equipes do Brasil e de países como Peru, Colômbia e México, totalizando cerca de 500 estudantes.








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