top of page

Erechim assinará habilitação do SER Mulher Regional, ambulatório de referência em saúde feminina

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 28 de set.
  • 2 min de leitura

Novo serviço especializado busca agilizar diagnósticos, qualificar encaminhamentos e reduzir a mortalidade por câncer ginecológico e mamário


ree

A Prefeitura de Erechim, em parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) e o Governo do Estado do RS, assinará o contrato de habilitação, no dia 2 de outubro, do SER Mulher, um ambulatório especializado voltado ao cuidado integral da saúde feminina. A entrega oficial contará com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. A iniciativa também conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Erechim.





O espaço está localizado junto à Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS) – antiga UPA, na rua Alemanha, 985, bairro Centro. O ambulatório oferecerá atendimento a mulheres com alterações em exames de rastreamento de câncer de colo do útero e mama, além de casos suspeitos de doenças ginecológicas como endometriose, adenomiose e miomatose. Também realizará investigação de infertilidade, acompanhamento no climatério, consultas com especialistas, exames e procedimentos.





O grande diferencial do serviço é a atuação de profissionais navegadores, responsáveis por acompanhar cada paciente em todo o percurso de cuidado, garantindo acesso oportuno, integração com a rede de saúde, contrarreferência adequada e encaminhamento, quando necessário, a serviços de maior complexidade.





“O SER Mulher é um marco para a saúde pública de Erechim. Ele nasce com o compromisso de assegurar diagnósticos mais ágeis, humanizar o atendimento e ampliar a resolutividade na atenção à saúde da mulher. Nosso objetivo é reduzir a mortalidade por câncer ginecológico e mamário, promovendo um cuidado integral e de qualidade”, destaca o diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub.





Além de fortalecer a Atenção Primária, o ambulatório também será centro formador para profissionais, com capacitações em práticas como inserção de DIU e coleta de citopatológico (CP). O funcionamento seguirá os fluxos de regulação via Sistema Gercon, integrando-se aos protocolos já estabelecidos na rede de atenção.





“Investir na saúde da mulher é investir em toda a comunidade. O SER Mulher representa mais acesso, acolhimento e dignidade. Erechim dá mais um passo importante para oferecer um sistema de saúde público moderno, próximo das pessoas e atento às necessidades da população”, afirma o prefeito Paulo Polis.





Com equipe multiprofissional e estrutura qualificada, o SER Mulher reforça o compromisso do município em garantir atendimento humanizado e resolutivo, oferecendo às mulheres mais segurança em todas as etapas do cuidado.





O prazo para o funcionamento do local em sua totalidade é de dois meses, a contar da data da assinatura do contrato.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page