Enfermagem da URI promove encontro sobre educação em saúde com adolescentes de Barão de Cotegipe
- Najaska - Jornalismo

- há 4 minutos
- 2 min de leitura
Ação procurou conscientizar os alunos sobre os danos do consumo de drogas

As acadêmicas Carla Moro, Jaine Portela Oliveira e Vanusa Carolina Casali, do 10º semestre, e Larissa Pavlak, do 8º semestre do Curso de Enfermagem da URI, desenvolveram uma atividade de educação em saúde com estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Mário Quintana, de Barão de Cotegipe. A ação fez parte do Projeto Integrador V, que está sendo desenvolvido sob orientação da professora Marciane Kessler.
Com o título "Adolescência e Transtornos por Uso de Álcool e Outras Drogas", o projeto teve como objetivo levar informação, conscientização e diálogo sobre um tema sensível, porém essencial, no contexto da formação dos jovens.
O uso de álcool e cigarros eletrônicos (Vapes) constitui um problema de saúde pública crescente, especialmente entre jovens, por diversos motivos. Os principais riscos são o surgimento de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto e hipertensão arterial, além de contribuir para o consumo de drogas ilícitas.
Foi abordado com os estudantes os impactos do uso das substâncias psicoativas na saúde física, mental e social, além de esclarecerem dúvidas e desconstruir estigmas e desinformações. Uma das dinâmicas propostas foi a realização de um Quiz de Mitos e Verdades, no qual 20 alunos participaram ativamente e puderam reforçar os conhecimentos adquiridos de forma lúdica e interativa.
A ação evidencia o compromisso social da universidade e o papel transformador da Enfermagem na promoção da saúde e da educação preventiva, especialmente entre adolescentes, público vulnerável aos riscos do uso de álcool e outras drogas.
Ao final da atividade, foi apresentado o projeto "Passe um Dia com a Enfermagem", uma iniciativa do curso de Enfermagem da URI, que oferece a jovens interessados na área a oportunidade de vivenciar, por um dia, a rotina prática da profissão. A proposta visa aproximar os estudantes do universo acadêmico e da atuação profissional em saúde, incentivando o interesse e a vocação para a Enfermagem. A participação neste projeto é gratuita e os interessados podem entrar em contato com a professora e coordenadora Angela Brustolin, pelo e-mail: angelam@uricer.edu.br .








Comentários