Diocese de Erexim realiza dia de estudo com servidores
- Najaska - Jornalismo

- 19 de set.
- 2 min de leitura
Participaram servidores das secretarias paroquiais, Seminário e Cúria Diocesana

Nesta terça-feira, dia 17, no Auditório São José, a Diocese de Erexim realizou o encontro de convivência, estudo e oração das secretárias das Paróquias, do Seminário N. Sra. de Fátima e funcionários da Cúria, com 52 participantes.
O Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Agostinho Dors, com a secretária da Cúria, Vanessa Klein, acolheu os participantes em nome do Bispo Diocesano que se encontra em Brasília na reunião ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (a CEMOVIC). Motivou a oração inicial, cujos cantos foram animados pelo Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima.
Na sequência, apresentou a assessora do encontro, a psicóloga clínica e analista comportamental, Michele Baldissera, que recentemente desenvolveu reflexão em reunião do Bispo, padres e diáconos.
Após saudar a todos, manifestando sua alegria e consciência da responsabilidade de prestar assessoria ao evento, expôs o roteiro de sua reflexão: Saúde mental & Autocuidado; Inteligência Emocional; Atendimento - A porta de entrada para a confiança; Acolhimento - Autoestima - Autonomia - Autocuidado - Autoconfiança - Espaço estratégico de escuta - Razão x Emoção; Relacionamento Interpessoal - Atendimento empático - Atendimento ao telefone - Sigilo/ Ética.
A assessora ressaltou a importância e a necessidade de cada pessoa harmonizar-se com o seu passado, aceitando aspectos negativos e olhando-se com carinho e reconhecendo seu próprio valor. Indicou a escrita terapêutica como recurso para superar sentimentos como culpa, medo, raiva e ansiedade e abrir espaço para novas motivações.
Em relação à saúde mental, Michele salientou que não se trata de estar livre de problemas, mas de lidar com eles de forma mais leve, com equilíbrio emocional e boas relações. Indicou pistas simples para os pilares do autocuidado físico, emocional, mental e espiritual, como exercícios, cultivo da gratidão, meditação e valores pessoais.
Enfatizou que o atendimento é a porta de entrada da paróquia. Por isso, muita atenção à própria apresentação pessoal, à forma de se comunicar, ao tom de voz seja presencialmente ou ao telefone, à escuta com empatia e concentração, à exatidão nas anotações, ao sigilo daquilo que escuta e presencia na sua função.
Observou que quanto mais a pessoa se cuida e se valoriza mais consegue desempenhar bem sua função em qualquer atividade. Estar bem é bom para fazer o bem
O encontro foi concluído na Capela da Reconciliação anexa ao Santuário. Nela, Pe. Sala apresentou tema, lema e programação da 74ª Romaria Diocesana de N. Sra. de Fátima com a novena preparatória do dia 3 a 11 de outubro, romaria da criança na manhã do dia 11 e a Romaria no dia 12. Monsenhor Agostinho presidiu a missa, concelebrada pelo Pe. Sala e Pe. Isalino Rodrigues, coordenador da Pastoral Vocacional e do Seminário Menor N. Sra. de Fátima.
Na conclusão da missa, os participantes do encontro receberam um brinde e retornaram para suas residências.
- Dados biográficos da assessora Michele Baldissera: Tem 31 anos. É natural de Áurea. Sua base de vida é na Igreja Católica, integrante do Movimento do Cursilho Jovem. Sua mãe é catequista. É analista comportamental, psicóloga clínica desde 2019. Tem experiência em gestão pessoal e em Recursos Humanos desde 2014. (Com informações de Cleusa Jacoboski e Cristiani Weirich, algumas fotos de Juliano Petzhold da Cúria Diocesana)








Comentários