top of page

Diocese de Erexim discute desafios e caminhos da Evangelização da Igreja Católica no Brasil

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 25 de jul.
  • 4 min de leitura

Bispo, Padres e Diáconos participaram de curso anual de formação, realizado nesta semana no auditório São José

ree

O curso anual de formação permanente do Bispo, padres e diáconos da Diocese de Erexim deste ano, segunda-feira e terça-feira, dias 21 e 22, no Auditório São José, foi sobre o instrumento de trabalho, o projeto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, a serem aprovadas e promulgadas pela Assembleia Geral da CNBB em abril do próximo ano, em Aparecida, SP.


O assessor do curso foi Pe. Jean Poul Hansen, secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização da CNBB.


Histórico do planejamento pastoral no Brasil

Pe. Jean expôs, primeiramente, o histórico do planejamento pastoral na Igreja no Brasil. Ressaltou a importância do planejamento, citando princípio de que quem não sabe aonde vai nunca chega ou de que não adianta vento favorável se o navio não tem rumo. O fim último de tudo é o Reino de Deus e como ele acontece aqui e agora. É necessário avaliação periódica e a compreensão dos processos. Expôs etapas do planejamento pastoral a partir de 1915, quando os bispos publicaram documento chamado “Pastoral Coletiva” até atualmente.

Visão geral do instrumento de trabalho das Diretrizes

O objetivo geral: Evangelizar, anunciando Jesus Cristo, como Igreja peregrina e sinodal, fundada na Palavra e nos Sacramentos, no testemunho de fé, esperança e caridade; formando comunidades de discípulos missionários, valorizando a piedade popular; fiel à evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Criação, a caminho da plenitude do Reino.

Aspectos abordados: A missão, que perpassa todo o texto; senso de pertença e diocesanidade; comunhão e sinodalidade; centralidade da Palavra de Deus; comunidade de comunidades; Iniciação à Vida Cristã; Liturgia; compromisso com a vida em todas as suas manifestações.

A introdução do referido instrumento de trabalho observa que ele está ancorado, é redigido a partir de documentos anteriores da CNBB e tem dois objetivos: 1) estar em consonância com os ensinamentos do Papa Leão XIV, especialmente no que se refere ao papel social e espiritual da Igreja diante das transformações do mundo moderno, e 2) atender às orientações oficiais que serão emitidas pela Santa Sé para a implementação do Sínodo da Sinodalidade.

Pontos principais do projeto das Diretrizes

O assessor apresentou pontos principais dos temas abordados pelo mencionado instrumento de trabalho. Um deles é a exortação do profeta Isaías à cidade de Jerusalém de alargar a sua tenda para acolher os que chegassem a ela. Descreve a natureza e a finalidade da tenda. Em relação aos desafios da missão, são apontados: a perda do sentido comunitário da fé, a falta de compromisso com o estado permanente de missão, o distanciamento da cultura da fé, a catequese sacramentalista, o testemunho negativo de muitos membros das comunidades, o trabalho com jovens, adolescentes e crianças e outros. Quanto aos sujeitos da missão, o primeiro é a própria diocese, Igreja local; explicitamente, leigos, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência, famílias, idosos, enfermos, migrantes, vida consagrada, ministros ordenados e ministros leigos. São caminhos da missão: a Iniciação à Vida Cristã, comunidades de discípulos missionários, liturgia e piedade popular, cuidado das fragilidades: das pessoas e da Casa Comum. Para cada caminho são indicadas diversas sugestões pastorais. 

Coletas e Campanhas de âmbito nacional da Igreja no Brasil

Na última sessão do curso, Pe. Jean Poul explicitou a natureza e destinação das duas coletas e das três campanhas com coleta na Igreja no Brasil. Coletas: para os Lugares Santos, na sexta-feira santa, para ajudar a Igreja nos lugares em que Jesus viveu, anunciou o Evangelho, foi morto e ressuscitou na preservação dos mesmos. É enviada integralmente para aquela Igreja via Nunciatura Apostólica; Óbolo de São Pedro, no domingo da solenidade de São Pedro e São Paulo, último de junho ou primeiro de julho. Destina-se integralmente às obras das nunciaturas e caridade do Papa em situações emergenciais em todo mundo. Campanhas: missionária, penúltimo domingo de outubro, Dia Mundial das Missões. Enviada Integralmente às Pontifícias Obras Missionárias; da solidariedade, na conclusão da Campanha da Fraternidade, domingo de ramos. Destinação: 60% para o fundo diocesano e 40% para o fundo nacional de solidariedade para atender projetos de promoção humana; da evangelização, no terceiro domingo de advento para a ação evangelizadora da Igreja com 45% para projetos da Diocese, 20% para o Regional da CNBB e 35% para a CNBB em nível nacional.  

Dados biogáficos do assessor: Pe. Jean Poul Hansen é natural de Cruzília, Minas Gerais, membro do clero da Diocese da Campanha (MG), nascido em 25 de julho de 1976.

Possui mestrado em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha, e especializações em Origens do Cristianismo. É doutorando em Teologia Sistemática na dimensão pastoral pela PUC do Rio de Janeiro.

Foi ordenado presbítero no dia 16 de outubro de 2004. Desenvolveu atividades de pároco, coordenador diocesano de pastoral, assessor da Pastoral Catequética, professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA) e membro da equipe de redação da Revista ECOando, da Editora Paulus. Desde março de 2022, é Secretário Executivo das campanhas da Fraternidade e da Evangelização da CNBB.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page