Curso de Formação Permanente reúne presbíteros do Rio Grande do Sul em São Leopoldo
- Najaska - Jornalismo

- 27 de ago.
- 2 min de leitura
Da Diocese de Erexim, participam os padres Alvise Follador, Paulo Caovila e Davi Oliveira Pereira. Também integram o encontro o padre Dirceu Balestrin e o bispo diocesano, Dom Adimir Antonio Mazali

Mais de 40 padres das quatro arquidioceses e 14 dioceses do Rio Grande do Sul participam, nesta semana, do Curso de Formação Permanente para Presbíteros, promovido pelo Regional Sul 3 da CNBB. O encontro teve início na noite de segunda-feira (24) e segue até sábado (30), no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo.
O curso tem como objetivo oferecer atualização, reflexão e momentos de convivência entre os presbíteros gaúchos. A programação inclui palestras, celebrações, retiro espiritual e debates sobre temas atuais e desafiadores para a missão da Igreja.
Da Diocese de Erexim, participam os padres Alvise Follador, Paulo Caovila e Davi Oliveira Pereira. Também integram o encontro o padre Dirceu Balestrin e o bispo diocesano, Dom Adimir Antonio Mazali, que atuam, respectivamente, como coordenador e bispo referencial da Comissão Regional de Presbíteros (CRP), responsável pela organização da formação.
Programação e destaques
Na missa de abertura, realizada na segunda-feira (25), a celebração foi presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3 da CNBB. A reflexão do dia foi conduzida pela irmã Maria Luiza Morch, que abordou a dimensão psicológica do presbítero.
Na terça-feira (26), o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Juarez Albino Destro, celebrou a missa matinal. O destaque do dia foi a palestra do professor Draiton Gonzaga de Souza (PUCRS) sobre a “sociedade do cansaço e a vida acelerada”. Ainda, o padre Gustavo Hass refletiu sobre a carta apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, sobre a educação litúrgica do povo de Deus.
Nesta quarta-feira (27), a pauta inclui gestão eclesial, conduzida por Dom Cleonir Paulo Dalbosco, bispo de Bagé, e uma reflexão sobre os desafios e possibilidades da inteligência artificial, apresentada pelo professor Leonardo Agostini (PUCRS).
A quinta-feira (28) será dedicada a um retiro espiritual, orientado por Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, bispo de Montenegro.
Já na sexta-feira (29), o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, presidirá a missa. O dia terá momentos de reflexão sobre a saúde do presbítero, com o cardiologista Dr. Fernando Lucchese, e sobre saúde mental e emocional, com o psiquiatra Dr. Pedro Antônio Schmidt do Prado Lima, do Instituto do Cérebro.
O encerramento acontece no sábado (30), com avaliação das atividades e celebração presidida por Dom Adimir Mazali, bispo de Erexim. Na ocasião, também serão definidos os encaminhamentos para o próximo Encontro Regional de Presbíteros (ERP), programado para os dias 10 a 12 de novembro, novamente no CECREI.
Convivência e comunhão
Além das conferências e celebrações, o curso promove momentos de partilha e convivência fraterna entre os presbíteros, fortalecendo a espiritualidade e a comunhão pastoral.
A Comissão Regional de Presbíteros (CRP) é composta pelo padre Dirceu Balestrin (Diocese de Erexim), coordenador; padre Magnus C. da Silva (Diocese de Cruz Alta), secretário; padre Mário Auzani (Diocese de Uruguaiana), tesoureiro; e tem como bispo referencial Dom Adimir Mazali (Diocese de Erexim).








Comentários