Curso de Enfermagem fortalece relação ensino, serviço e comunidade
- Najaska - Jornalismo
- há 9 horas
- 3 min de leitura
Acadêmicos se envolveram com todas as atividades agendadas e demais demandas rotineiras do serviço de saúde, além de implementar atividades inovadoras recomendadas pelo Ministério da Saúde

O Curso de graduação em Enfermagem da URI está presente na UBS Progresso (UBS Escola) com seus professores e acadêmicos realizando atividades práticas curriculares e aulas teórico-práticas. No primeiro semestre, foram desenvolvidas diversas atividades nas disciplinas de Saúde Coletiva II, com a Turma 2023; e Saúde Coletiva IV e Saúde da Mulher, com a Turma 2022. As ações tiveram a orientação das professoras Alessandra Carneiro, Ana Paula Zaions, Marciane Kessler e Cibele Manfredini.
A disciplina de Saúde Coletiva II possui foco no estudo das políticas de saúde e atendimento da população em todos os ciclos da vida. Enquanto isso, a disciplina de Saúde Coletiva IV possui foco na gestão do serviço e processo de trabalho, com direcionamento do olhar para questões que envolvem a qualificação. Já a disciplina de Saúde da Mulher possui foco no atendimento à saúde da mulher de modo integral em todas as fases da vida. Todas elas fortalecem a consulta de enfermagem, o processo de enfermagem e a utilização de protocolos de enfermagem instituídos no município.
Nestas disciplinas, os acadêmicos se envolveram com todas as atividades agendadas e demais demandas rotineiras do serviço de saúde, além de implementar atividades inovadoras recomendadas pelo Ministério da Saúde para auxiliar a equipe na qualificação do serviço. De modo geral, os acadêmicos realizaram consultas de enfermagem em diversas áreas, como pré-natal (cadastro de gestantes e consultas de acompanhamento), puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil), saúde da mulher (preventivo ginecológico e de mama, planejamento reprodutivo), hipertensos e diabéticos (avaliação, acompanhamento e educação em saúde), idosos fragilizados e acamados, e problemas de saúde agudos como as infecciosas, notificações compulsórias de doenças e suspeitas.
Além disso, os acadêmicos realizaram atendimento a pacientes com feridas e curativos; administração de medicamentos; verificação de sinais vitais e antropometria; coleta de materiais para exames; realização de testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST) e dengue; nebulização, inalação e glicemia capilar.
Participaram, ativamente, da sala de vacinação, aplicando vacinas conforme o calendário vacinal; de campanhas de vacinação contra influenza em empresas da cidade, como Comil e Intecnial; visitas domiciliares e busca ativa de pacientes; ações de educação em saúde como grupo de gestantes; preenchimento de registros e prontuários; e discussão de casos clínicos.
Estas atividades, por vezes, ocorrem de forma transversal entre acadêmicos das disciplinas do Curso de Enfermagem e acadêmicos de outros cursos da saúde da URI que também realizam suas práticas na UBS escola, como por exemplo, Psicologia, Medicina e Nutrição, bem como com os enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais da área administrativa, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe multiprofissional. Diversas atividades também foram acompanhadas por alunos da Escola Básica da URI no decorrer do semestre, que tiveram a oportunidade de conhecer o papel do enfermeiro na atenção básica.
Além disso, os acadêmicos auxiliaram as equipe de saúde em demandas relacionadas à programas de saúde específicos e alcance de indicadores de saúde, como por exemplo, Previne Brasil, Rede Bem Cuidar e o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Rio Grande do Sul.
Nesse sentido, conduziram reuniões de equipe, criaram e implementaram instrumentos de trabalho para facilitar registros e avaliação do processo de trabalho e saúde da população, assim como desenvolveram atividades de Educação Permanente e Continuada em Saúde com os profissionais e auxiliaram nos registros dos indicadores de saúde nos sistemas de informação.
No Programa Saúde na Escola (PSE), os acadêmicos desenvolveram atividades nas escolas Cristo Rei, Dom Pedro e Dom João, onde abordaram temas como saúde sexual e reprodutiva, higiene corporal e bucal, prevenção de violência e promoção da cultura da paz, doenças negligenciadas e avaliação de caderneta de vacinas.
Conforme os docentes, essas atividades permitem que os acadêmicos desenvolvam competências técnicas, gerenciais, éticas e humanísticas essenciais para a formação de enfermeiros preparados para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ênfase no cuidado integral, na promoção da saúde e prevenção de doenças na comunidade.
Comments