Cooperativa Nossa Terra impulsiona agricultura familiar com Projeto Terra à Mesa em Erechim
- Najaska - Jornalismo
- há 6 horas
- 2 min de leitura
O projeto atenderá 37 cooperativas da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, acompanhando 480 unidades produtivas, preferencialmente lideradas por mulheres, e distribuindo 240 kits de equipamentos de pequeno porte

No dia 13 de maio, o Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS), foi palco de um importante encontro da agricultura familiar: o lançamento das ações do Programa Terra à Mesa na Cooperativa Nossa Terra. A iniciativa faz parte de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Unicafes, com o objetivo de fortalecer a produção e comercialização agroecológica e sustentável.
O projeto atenderá 37 cooperativas da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, acompanhando 480 unidades produtivas, preferencialmente lideradas por mulheres, e distribuindo 240 kits de equipamentos de pequeno porte. Em Erechim, 20 famílias associadas à Cooperativa Nossa Terra serão diretamente beneficiadas com assistência técnica, capacitações e equipamentos.
Durante o evento, agricultores e agricultoras de oito municípios da região participaram de debates sobre temas estratégicos como crédito rural, produção agroecológica, mercado institucional e governança cooperativa. A ação tem apoio de entidades como Cresol, CAPA, Emater, STR Erechim e CONTRAF.
O presidente da cooperativa, Adelmir Gaiardo, destacou a importância da iniciativa:“Esse projeto chega em um momento muito especial para nossa cooperativa. O Terra à Mesa fortalece o trabalho das famílias do campo, oferecendo estrutura e conhecimento técnico para que possamos crescer de forma sustentável. Estamos comprometidos com o desenvolvimento coletivo e com a valorização da agricultura familiar”, afirmou.
Coordenador do setor agropecuário da cooperativa, Bernardo Arsego também reforçou o papel estratégico do projeto:“Buscamos, com apoio técnico e institucional, criar condições reais para que nossos associados tenham acesso à assistência técnica de qualidade. O Terra à Mesa é parte de um esforço maior de estruturação das propriedades e qualificação da produção, alinhado aos interesses da cooperativa e de suas famílias agricultoras,” destacou Arsego.
A execução das ações está sob responsabilidade do setor agropecuário da cooperativa, que, com apoio técnico da parceira CrediSeara, está reformulando políticas operacionais para ampliar o atendimento às demandas dos associados.

Comments