Conhecimento, desafios e vitórias para o Marista Medianeira
- Najaska - Jornalismo
- 24 de out. de 2022
- 6 min de leitura
Estudantes do Colégio conquistam 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica e mais premiações no evento “4 em 1” da Rede Marista
O último final de semana foi de muita emoção, alegria e conquistas para a comunidade escolar do Colégio Marista Medianeira. Grupos distintos de estudantes do colégio participaram de eventos importantes, representando a cidade de Erechim: A Competição Brasileira de Robótica, em São Bernardo do Campo, São Paulo; e o “4 em 1” da Rede Marista, evento formado pelo Festival Marista de Robótica, pela Mostra Marista de Iniciação Científica, pela Mostra Marista de Arte e pela Sinuma – Simulação das Nações Unidas Marista, que aconteceu na PUCRS, em Porto Alegre.
A primeira conquista veio com a equipe de Robótica do Colégio, Cavalo Vendado, que participou, de 17 a 22 de outubro, da Competição Brasileira de Robótica - Latin America Robotics Competition, a maior competição de Robótica da América Latina, conquistando o 1º Lugar em nível internacional na categoria “IEEE Open”. Na competição, a equipe tinha o desafio de montar um robô autônomo, que deveria se movimentar sozinho na arena, realizando tarefas pré-determinadas. A prova envolveu desafios da robótica real em menor escala, aumentando o nível da competição. Os estudantes do Marista Medianeira representaram o único colégio participante, competindo com universidades.
A preparação para a competição presencial iniciou dois meses antes, com a produção de um artigo feito pela equipe, em que justificava como iria desenvolver o robô. Após a aprovação, a equipe começou a trabalhar no sistema de tração e localização do robô, e em seu funcionamento para participar da prova.
“Os 3 estudantes que representaram a equipe no evento, e os demais, que se envolveram no processo de construção e ajustes do robô, estavam muito engajados e se dedicaram muito para desenvolver as tarefas. Participar de um evento desses, de alto nível, exige muita maturidade e conhecimento dos estudantes, para competir e para aprender. Só de estar entre um público diferente, com estudantes de graduação e pós-graduação, em um evento latino-americano, produzindo robótica de alta qualidade, trouxe muitos aprendizados para a equipe. Os estudantes saíram dos muros da escola e da nossa cidade, e levaram o nome de Erechim, mais uma vez, para outros lugares, absorvendo e compartilhando conhecimento e vendo a ciência e a tecnologia acontecerem de perto, em grande escala. Os estudantes que participaram, trazem uma bagagem de conhecimento científico e cultural muito rica, e acabam compartilhando com os demais estudantes do colégio, ampliando repertórios, inspirando e motivando outros adolescentes a também formarem equipes e participarem deste universo”, destacou o instrutor de Robótica Educacional do Marista Medianeira, Necleto Pansera Jr.
A equipe de Robótica do Colégio seguirá buscando mais desafios e participando de competições a nível regional, nacional e internacional. O próximo evento que a equipe vai participar e organizar é o Desafio de Robôs da Frinape, em Erechim, que contará com a participação de instituições de ensino convidadas e promete movimentar a robótica na cidade. Em março de 2023, a equipe já projeta a participação na Competição Brasileira de FRC e FTC, em Brasília.
Para o estudante Julio Brendler Sabka, do 1º ano do Ensino Médio, participar da CBR 2022 foi uma experiência ótima. “Estamos trazendo novos aprendizados, novas ideias, e muita troca de experiências, o que irá gerar novos projetos que pretendemos desenvolver no Colégio”.
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Felipe Trentin, relatou que a equipe traz para casa, além de conhecimento, aprendizados sobre não desistir. “Quando entramos em uma competição desse nível, saímos da nossa zona de conforto, superamos nosso nível técnico e testamos nossa perseverança”.
_______
No mesmo final de semana, nos dias 21 e 22/10, cerca de 100 estudantes do Colégio participaram, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), do evento “4 em 1” da Rede Marista: o Festival Marista de Robótica, a Mostra de Iniciação Científica, a Mostra Marista de Arte e Simulação das Nações Unidas Marista (Sinuma), reunindo Colégios e Unidades Sociais de toda a Rede. Os eventos ocorreram de maneira simultânea, promovendo espaços para integração e troca de conhecimentos. Os 4 em 1 reúnem algumas das principais premissas do jeito marista de educar: protagonismo, inovação, incentivo à produção científica e criatividade.
O evento acolheu cerca de 3 mil participantes e rendeu premiações para o Marista Medianeira. Dentro do Festival Marista de Robótica, o colégio conquistou, com o grupo do Ensino Médio, o Prêmio Destaque Avançado, na categoria “Incubando Ideias”; e com os estudantes do 6º ano EF ao Ensino Médio, os prêmios de Programação, Aliança e de Melhor Design na categoria “Drones Iniciante”. Na Sinuma, cinco estudantes do Ensino Médio também receberam Prêmios Destaque: Carolina Pontin, Guilherme Kasprovicz, Nicole Piana, Maria Ioris e Pedro Flach.
Saiba mais sobre cada evento:
Festival Marista de Robótica
É um dos principais eventos de Robótica Educacional da Região Sul do Brasil. Neste ano, teve como tema Ciências Básicas no Cotidiano. O assunto faz referência à Unesco 2022: Ciências Básicas e o Desenvolvimento Sustentável. Os participantes apresentaram projetos e competiram em quatro modalidades: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.
Para o estudante do 8º ano EF, Lorenzo de Miranda, que participou do Desafio de Drones, a integração entre as equipes marcou o evento. “Todos se ajudaram com equipamentos e conhecimentos, acho que a convivência foi muito importante para nós, como estudantes e como pessoas”.
A estudante Julia Figur dos Santos, do 3º ano EM, afirmou que participar do festival é uma experiência incrível. “Participei outros anos do evento, porém, foi meu primeiro ano competindo no Incubando Ideias e, com ele, vieram muitos aprendizados. Essa edição, em especial, me instigou a prestar atenção aos problemas ao nosso redor, que afetam realmente nosso cotidiano, e ter a noção que a tecnologia pode mudar esse cenário. O ambiente do Festival é muito acolhedor e me senti realizada! Observar os jurados instigados com o nosso projeto, conseguir passar a nossa paixão pelas talas sustentáveis, e ganhar o prêmio de destaque foi maravilhoso e inesquecível”, destacou a estudante.
Mostra de Iniciação Científica
Realizada desde 2016, a Mostra Marista de Iniciação Científica tem por objetivo propor espaços de apresentação e trocas de experiências, bem como as diferentes aprendizagens sobre Iniciação Científica desenvolvidas nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. O Marista Medianeira participou com a apresentação de 9 trabalhos do 6º ano EF ao Ensino Médio.
A professora de Ciências do Marista Medianeira, Tássia Confortin, afirmou que a Mostra Marista de Iniciação Científica é uma importante ferramenta de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos na comunidade escolar. “Ela proporcionou aos nossos estudantes, além do conhecimento científico em si, que é adquirido durante o processo, a possibilidade de vivenciar diferentes aprendizados e habilidades, como expansão do pensamento crítico, reflexão, organização do pensamento, comunicação oral e escrita e, acima de tudo, ter trocas de experiências, pois vivenciaram as diferentes pesquisas que estão sendo desenvolvidas e criaram vínculos com diversos estudantes de outras escolas”.
Mostra Marista de Arte
Promovida pela primeira vez em 2018, a Mostra Marista de Arte nasceu com a intencionalidade de valorizar a criação artística desenvolvida pelos estudantes e educandos. É uma iniciativa que visa reconhecer as múltiplas manifestações culturais, promovendo um espaço de expressão e celebração da arte. Os estudantes do Marista Medianeira participaram com o envio de trabalhos em desenho, pintura e fotografia.
Simulação das Nações Unidas (Sinuma)
“Caçula" dos 4 em 1, a Sinuma entrou no calendário de eventos oficiais em 2021. Trata-se de um espaço para debate que segue o Modelo das Nações Unidas e cria uma experiência de imersão no funcionamento dos principais organismos internacionais. Cerca de 250 estudantes participaram dos dois dias de debate sobre temas inspirados no contexto geopolítico e nacional.
“Cada estudante representava um país e a posição daquele país perante o assunto em debate. A partir de suas pesquisas prévias, discutiam as temáticas e, no final, entravam em um acordo para propor uma solução para o problema em questão, que beneficiasse todos os países de forma igualitária. Foram abordadas temáticas universais, como a fome, questões sanitárias e geopolíticas e guerras”, explicou a professora de História do Colégio que acompanhou os debates, Natália Vanelli.
O estudante do 2º ano EM, Pedro Flach, conta como foi a experiência de participar pela 1ª vez do Sinuma. “O evento é muito positivo, pois abre espaço para a formação política dos estudantes, gerando um grande aprendizado através dos debates e do compartilhamento de experiências. Mal posso esperar pelo Sinuma 2023!”
Comentários