Comitiva da 19ª Região Tradicionalista em busca da Chama Crioula
- Najaska - Jornalismo

- 14 de ago.
- 2 min de leitura
Após a geração e distribuição da Chama, grupo se deslocará por cerca de 15 dias a cavalo para trazer o símbolo que dará início aos festejos farroupilhas

A 19ª Região Tradicionalista (RT), que abrange 34 municípios e 87 entidades do Alto Uruguai, inicia neste fim de semana a tradicional cavalgada para conduzir a Chama Crioula até Erechim, marcando o início dos Festejos Farroupilhas na região. O grupo acompanhará o evento de geração e distribuição da Chama, que neste ano acontece em Caxias do Sul, na 25ª RT, entre os dias 15 e 16 de agosto, em ato promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com apoio do governo do Estado.
Segundo o coordenador da 19ª RT, Ricardo Valmorbida, a centelha será gerada nesta sexta-feira (15) e distribuída no sábado (16), quando a comitiva de 15 cavaleiros inicia o trajeto de aproximadamente 15 dias, percorrendo o caminho “à pata de cavalo” até chegar a Erechim no dia 28 de agosto. A partir daí, a chama ficará armazenada até 6 de setembro, quando será distribuída às entidades tradicionalistas da região, que seguirão com suas comemorações locais.
O trabalho de busca da chama envolve meses de planejamento, incluindo definição do percurso, pontos de parada, alojamentos e logística para transporte de animais, alimentação e equipamentos.
Para Valmorbida, esta é a etapa que abre oficialmente as celebrações farroupilhas. “Eles vêm com a chama acesa, com chuva ou sol, frio ou calor, trazendo o símbolo maior da nossa cultura para que possamos iniciar os festejos”, destacou. Em Erechim, a programação da Semana Farroupilha será de 12 a 21 de setembro, com rodeio campeiro, apresentações artísticas, oficinas para crianças, desfile no dia 20 e o Festiart Bota Amarela no encerramento.
Sobre o evento de geração e distribuição da Chama Crioula
Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com o apoio do governo do Estado, a tradicional geração e distribuição da Chama Crioula 2025 ocorre em Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista (RT). O ato, que marca o começo oficial dos Festejos Farroupilhas, acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque de Eventos da Festa da Uva.
É a primeira vez que Caxias do Sul sedia a geração e distribuição da Chama Crioula. Segundo o MTG, a escolha da 25ª RT reflete a pluralidade cultural local, celebrando também os 150 anos da imigração italiana na Serra gaúcha.
De acordo com a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), órgão do Movimento Tradicionalista Gaúcho que integra a organização, cerca de 1,5 mil cavaleiros estão inscritos no ato solene. Representando as 30 RTs, eles serão responsáveis por conduzir a centelha da Chama a todo o Estado em cavalgadas. Um dos trajetos mais longos, até a 4ª RT, na Fronteira Oeste, pode levar até 30 dias.
Por: Najaska Martins








Comentários