Comissão Pró-Apae faz avaliação financeira da entidade
- Najaska - Jornalismo

- há 3 horas
- 2 min de leitura
Encontro teve como foco a análise de dados técnicos e financeiros da entidade e o alinhamento de apoio entre os poderes Executivo e Legislativo

Na manhã desta quarta-feira (14), a Comissão Pró-Apae realizou uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim para fins de reconhecimento e verificação das condições financeiras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), bem como para avaliação das necessidades de apoio por parte do Poder Executivo e do Poder Legislativo.
Participaram do encontro a secretária de Administração, Aline da Costa, o secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski, a secretária da Fazenda, Ana Oliveira, e o secretário de Saúde, Vianei Muller. Pelo Poder Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Carlinhos Magrão e os vereadores Claudemir de Araújo e Clarice Moraes. A Apae foi representada pelo vice-presidente Eloir, diretores administrativos da entidade e representantes de mães de alunos e pacientes, reforçando o caráter técnico, institucional e social da comissão.
Para a secretária de Administração, Aline da Costa, a Comissão Pró-Apae cumpre um papel fundamental ao fortalecer o diálogo entre os poderes e garantir transparência na análise dos dados. “Esse espaço permite uma leitura responsável e conjunta da realidade da entidade, unindo critérios técnicos, sensibilidade social e compromisso público. A comissão existe para qualificar decisões, sempre com foco no cuidado às pessoas atendidas pela Apae”, destacou. Atualmente, a Apae de Erechim atende cerca de 560 usuários, abrangendo o município e outros 12 municípios da região.
Análise de dados e apoio ao transporte dos usuários
A reunião teve como foco o cruzamento de dados técnicos e financeiros da Apae, que vem recebendo apoio do Executivo e do Legislativo, especialmente em relação ao transporte dos usuários.
Durante o encontro, a entidade apresentou dados de receitas e despesas nas áreas de educação, saúde e assistência social referentes ao ano de 2025, em comparativo com anos anteriores, além de informações técnicas sobre quilometragem, custos e investimentos relacionados ao transporte dos usuários.
O recurso destinado ao transporte é 100% oriundo do Poder Legislativo, por meio de repasse anual, enquanto a parte administrativa, que envolve a contratação das empresas e a fiscalização do serviço, é de responsabilidade do Poder Executivo Municipal.
Durante a reunião, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Carlinhos Magrão, reforçou a importância da parceria institucional com a entidade. “A Apae desenvolve um trabalho essencial para Erechim e toda a região, e o Legislativo tem o compromisso de seguir apoiando, especialmente em ações que garantem dignidade e acesso aos atendimentos, como o transporte dos usuários”, afirmou.
Ao final do encontro, ficou definido que a entidade irá encaminhar à Câmara de Vereadores uma solicitação de recursos, com base em suas necessidades atuais, para que os investimentos possam ser aplicados da forma mais adequada.
Comissão Pró-Apae
A Comissão Pró-Apae foi criada em 2022, a partir de solicitação da própria entidade ao Governo Municipal, e atua como um espaço permanente de articulação entre os poderes, promovendo transparência, mobilização social e contribuindo para a humanização do atendimento prestado aos alunos, pacientes e famílias atendidas pela Apae.








Comentários