top of page

Aratiba destaca cultura Afro-Brasileira em Mostra


Exposição evidenciou costumes e gastronomia durante dois dias no Centro de Eventos Navegantes



Valorizar e preservar os costumes, a gastronomia e a cultura afro-brasileira presente no município de Aratiba. Estes foram os objetivos da Mostra realizada pela Prefeitura de Aratiba, através das Secretarias da Educação e da Cultura, realizada entre os dias 22 e 23 deste mês, junto ao Centro de Eventos Navegantes.


A nona edição da Mostra teve programação diária, aberta à visitação e contou com boa presença de público, incluindo estudantes das escolas do município.


No local foram expostos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes das escolas de Aratiba, com temáticas que são trabalhadas de forma interdisciplinar e conta com o apoio do professor, Roberto Baia.


O prefeito, Gilberto Hendges, foi conferir a Mostra e destacou a importância de momentos como estes para a cultura afro do município, especialmente desenvolvida por crianças e jovens.


Também parabenizou o professor Baia e a Secretaria de Educação pela iniciativa em realizar a Mostra. A Cultura afro-brasileira é o conjunto de manifestações culturais predominantes no Brasil, formada a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial. É caracterizada e construída pela incorporação das expressões culturais dos africanos com outras tradições e culturas que formam a identidade brasileira, como a indígena e a europeia. Está presente em quase todas as formas que compõem a identidade cultural nacional, como a dança, música, culinária, religião, folclore, etc.





bottom of page