Equipe do Hospital Santa Terezinha participa da Oficina das UNACONs da Região Sul
- Najaska - Jornalismo
- hĆ” 4 minutos
- 2 min de leitura
Encontro reuniu hospitais de três estados, em Porto Alegre, visando fortalecer a Rede de Atenção ao Câncer e aprimorar o cuidado aos pacientes

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) esteve presente na Oficina Regional das Unidades de AssistĆŖncia de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) da RegiĆ£o Sul, realizada em Porto Alegre (RS), na quinta-feira (11). O evento reuniu representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ParanĆ” e promoveu um amplo diĆ”logo sobre melhorias na assistĆŖncia oncológica no Sistema Ćnico de SaĆŗde (SUS).
Representando a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), participaram da oficina o diretor Executivo, Rafael Ayub, a coordenadora da Oncologia, Neiva FÔtima Pesavento e o gerente da Medicina Diagnóstica, Renato Sansigolo. O encontro foi pensado para ouvir as experiências dos hospitais, entender como cada serviço funciona na prÔtica e discutir melhorias que possam facilitar a vida dos pacientes que fazem tratamento oncológico na região.
As oficinas, promovidas pelo MinistĆ©rio da SaĆŗde em parceria com o A.C. Camargo Cancer Center, estĆ£o sendo realizadas em todas as regiƵes do paĆs. O objetivo Ć© aproximar os hospitais habilitados como Unidades de AssistĆŖncia de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs), fortalecer o Sistema Ćnico de SaĆŗde (SUS) e melhorar cada etapa do atendimento, desde o diagnóstico atĆ© o inĆcio do tratamento.
O diretor Rafael Ayub reforƧa o impacto desse tipo de encontro para o trabalho diĆ”rio. āParticipar dessa oficina foi fundamental para ampliarmos nossa visĆ£o sobre a rede oncológica e avaliarmos, de forma conjunta, os desafios e aprendizados que vivenciamos no dia a dia. Esses momentos de integração fortalecem o nosso compromisso com um atendimento cada vez mais Ć”gil, humanizado e alinhado Ć s melhores prĆ”ticas nacionais, visto que o Santa Terezinha presta um importante atendimento para toda a regiĆ£o do Alto Uruguaiā, avalia.
ReferĆŖncia em atendimentos
O Hospital Santa Terezinha é referência regional e atende pacientes exclusivamente pelo SUS, desde a etapa de diagnóstico até os tratamentos de quimioterapia e radioterapia, registrando 2.300 atendimentos mensais no serviço oncológico. O hospital desempenha papel central para a população do Alto Uruguai, oferecendo cuidado integral e acompanhamento multiprofissional aos pacientes. Com o objetivo de fortalecer a saúde pública e garantir um cuidado digno, seguro e de qualidade para todos os pacientes oncológicos atendidos pelo hospital.
Fotos: FHSTE/Divulgação




