Aplicativo Meu INSS vai notificar vítimas de descontos irregulares
- Najaska - Jornalismo
- há 3 horas
- 1 min de leitura
Não haverá envio de mensagens por SMS ou e-mail

Os segurados do INSS que sofreram descontos irregulares vão começar a ser notificados nesta terça-feira (13). O aviso será feito pelo site ou aplicativo "Meu INSS" para cerca de nove milhões de pessoas — ou seja, não haverá ligação ou envio de mensagens por SMS ou e-mail.
A partir de quarta-feira (14), quem receber essa notificação já vai poder, no próprio aplicativo da Previdência, pedir o ressarcimento dos descontos indevidos. A pessoa também pode ligar no número 135 e solicitar a devolução do dinheiro. Segundo o INSS, não vai ser preciso enviar documentos ou novos dados, apenas registrar que não reconhece o desconto apontado.
Então, o instituto reforça o alerta para tomar cuidado com golpes. A comunicação vai ser feita exclusivamente pelo "Meu INSS". A dica é acessar o aplicativo antecipadamente, para facilitar a chegada das notificações.
Assim que a pessoa solicitar o ressarcimento, o sistema vai cobrar da entidade responsável pelo desconto. Ela vai ter 15 dias para comprovar a regularidade ou devolver o dinheiro ao INSS, que então vai fazer o repasse para a conta do segurado.
A Advocacia-Geral da União pediu à Justiça o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de 12 associações e dirigentes que estariam envolvidos nesses descontos irregulares.
Por: Agência Brasil
Comments