top of page

Alunos do Ensino Médio da URI participam de experiência sobre pesquisa científica

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura

Iniciativa oportunizou a vivência de atividades laboratoriais voltadas para a pesquisa científica

Ação foi desenvolvida no Laboratório de Engenharia de Alimentos
Ação foi desenvolvida no Laboratório de Engenharia de Alimentos

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Básica da URI participaram de uma atividade prática no Laboratório de Engenharia de Alimentos. A iniciativa, que fez parte da Disciplina sobre Pesquisa Científica, ministrada pelas professoras Gabriele Gaiki Reik e Raquel Brusco Machado, teve o intuito de ofertar uma prática laboratorial na área.


A atividade foi ministrada e conduzida pelos bolsistas de Iniciação à Extensão, Taina Ligia Petyk, e do Pós-doutorando Bruno Fischer, vinculados ao Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação, com a supervisão da professora Geciane Toniazzo Backes. Estas ações estão contempladas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade.


Os alunos realizaram testes de atividade antimicrobiana, utilizando as bactérias Staphylococcus aureaus e Escherichia coli e óleos essenciais de citronela, canela e cravo da índia. Após a montagem do teste com a semeadura da bactéria na placa de Petry e a aplicação de óleo essencial sobre os discos de papel, os alunos aguardaram por um tempo determinado para fazer a avaliação dos resultados.


Segundo as professoras da disciplina, a iniciativa oportunizou a vivência de atividades laboratoriais voltadas para a pesquisa científica. Os alunos puderam desenvolver todas as etapas da elaboração dos testes experimentais, inclusive confirmar o que sempre é discutido na disciplina com relação ao perfil do pesquisador. Além disso, puderam fazer a análise dos experimentos e discutir os resultados tirando suas dúvidas, levantando possibilidades para melhorar os dados obtidos.


Segundo o aluno Gabriel Poy, da turma 2V1, “a atividade das bactérias foi uma experiência muito boa e curiosa, pois aprendemos muito sobre contaminação e proliferação das bactérias e sobre óleos essenciais”. Já Felipe Bordin, da turma 2V2, disse: “Adorei a experiência no laboratório, pois achei a explicação e o planejamento da aula muito boas”. Já Valentina Scalon Bortolini, da turma 2V3, frisou: “Além de ser uma experiência enriquecedora, a atividade me permitiu vivenciar de perto o ambiente laboratorial e de pesquisa, o que certamente contribuiu para reforçar minha escolha profissional”.




 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page