top of page

Agentes paroquiais de Cáritas da Diocese de Erexim vivem retiro sobre a quaresma


Refletindo sobre “o verdadeiro sentido da quaresma em nossas vidas”, agentes paroquiais da Cáritas da Diocese de Erexim viveram dia de retiro neste domingo, 26, último da quaresma, no Centro catequético da Paróquia São Cristóvão de Erechim, com orientação do Pe. Edinaldo dos Santos Bruno, Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. dos Navegantes de Campinas do Sul.

Na parte da manhã, Pe. Edinaldo, a partir da passagem do evangelho de São João de Maria e João junto à cruz de Jesus (Jo 19,25-27), convidou os participantes a mergulhar no amor de Deus e a levar esse amor ao coração das pessoas. “Com seus braços abertos na Cruz, Jesus está resgatando quem está nos extremos e trazendo para o centro, para o seu coração, onde está o justo equilíbrio que precisamos buscar nas relações com nossos irmãos”.

À tarde, o assessor do retiro conduziu a reflexão a partir da passagem da primeira multiplicação dos pães por Jesus, de sua ida ao encontro dos discípulos em meio à tempestade no mar e logo após a pergunta a eles sobre quem ele era, com a proclamação de São Pedro que é o Cristo, Filho de Deus vivo. Ele relacionou o texto com diversas situações existenciais das pessoas, a falta de alimento de muitos, a agitação nas águas da vida, as noites escuras e outras. Ao final das reflexões desse momento, convidou os participantes para que, a partir da fé, escrevessem o nome de quem também precisa ser resgatado e caminhar em direção à barca para nela deixar-se aos cuidados de Jesus.

O Bispo Diocesano Dom Adimir, marcando presença no retiro, dirigiu sua palavra de apoio e incentivo, citando a 1ª carta de São João, na qual o Apóstolo diz que “a caridade é a concretização do amor de Deus que está em nós”. Neste tempo de quaresma é convite a silenciar e a reavaliar a própria vida e com Cristo viver sua morte e a ressurgir em sua ressurreição.

O coordenador diocesano da Cáritas, João Alberto Agnoletto, registra também a presença no retiro, do padre Giovani Momo, vigário paroquial da paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas; do diácono Reinaldo Balbinot da paróquia Nossa Senhora da Salete de Erechim e dos seminaristas Lucas Bohm Degrandi, da Teologia, e Samuel Martini, da Filosofia.

No encerramento do retiro, padre Edinaldo presidiu a missa, concelebrada pelos padres Jair Carlesso, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Erechim, coordenador da ação evangelizadora da diocese e padre Edegar Passaglia, vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Salete de Erechim, assessor diocesano da Cáritas.

bottom of page