top of page

ACCIE recebe governador do Estado Eduardo Leite

Evento com empresários contou com a presença do vice-governador,

do presidente da Assembleia Legislativa e secretários de Estado


O Pólo de Cultura da ACCIE foi palco, na tarde desta quinta-feira, 23, de um evento que contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza, prefeito Paulo Polis, presidente da Câmara de Vereadores, Ana Oliveira, de secretários de Estado e deputados estaduais. Eduardo Leite esteve cumprindo agenda na região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU).

Em seu pronunciamento, o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, teceu elogios ao governador e sua equipe pelo belo trabalho feito até aqui diante das dificuldades, pandemia, estado pesado e burocracia. Elogiou o pacotaço de investimentos em infraestrutura em estradas no norte do estado, o maior de todos os tempos, assim como o retorno dos voos à capital portoalegrense. Mas foi enfático ao dizer: “Mas precisamos mais governador”.

Fábio destacou as privatizações e concessões e afirmou: “tudo que aliviar a máquina do Estado é bem-vindo e necessário para voltarmos a ser protagonistas neste imenso Brasil. Parabéns pelos avanços, governador”, sentenciou.

O presidente da ACCIE também não esqueceu de elogiar os empresários que, na sua opinião, são os verdadeiros heróis. “Estes sim geram renda e mantêm o estado vivo. Precisamos avançar mais, diminuir as alíquotas de impostos, possibilitar ao empreendedor o mínimo de segurança para que seus investimentos se transformem em geração de renda para todos. Este é o cenário que sonhamos e precisamos”, enalteceu Fábio.

Foi categórico ao afirmar que precisamos mais infraestrutura no norte do Estado. Falou que é necessário criar um corredor que ligue todo o norte do estado, lembrando que estamos separados a 50 anos por uma barragem no lado oeste e por várias estradas de chão do lado leste, inaceitáveis no século 21. “Mas quando o estado nos coloca nas mãos projetos bons que contribuem para o desenvolvimento, os empresários não medem esforços para torná-los viáveis, exemplo disso é o PIAA (Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico) e o PISEG (Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública) na segurança, e outros.”

De acordo com presidente da ACCIE, o norte do estado possui 1,3 milhão de habitantes, representando 10% do PIB do Estado. “Acreditamos que poderíamos ser agraciados com mais obras em infraestrutura. Aqui temos empresas de renome estadual, nacional e internacional e só precisamos de alguns incentivos”, afirmou citando: diminuição da carga tributária, investimentos no setor de logística, um estado mais ágil, mais leve, menos burocrático, mais equânime para gerar ainda mais renda.

Vendruscolo finalizou fazendo um comparativo com as cidades do estado vizinho de Santa Catarina, Chapecó e Concórdia, que estão a menos de 100 Km de Erechim, para onde muitos empresários estão migrando porque as regras são mais atrativas. “Esta é a realidade governador, não temos mais tempo. Precisamos avançar”, concluiu Fábio Vendruscolo.

ASSINATURA DE TERMO DE ACORDO

O empresário da Triel-HT, Darlan Dala Rosa, falou em nome das empresas beneficiadas pelo Fundopem, dentro do Programa Avançar no Crescimento que visa apoio à atividade econômica e desonerações fiscais, que são, além da Triel-HT, Belasul Indústria e Comércio de Móveis Ltda., Dheytécnica Indústria de Máquinas Ltda., Madec Indústria de Máquinas Ltda., Fay Engenharia Industrial Aplicada Ltda. E Plaxmetal S/A Indústria de Cadeiras Corporativas.

Durante a solenidade foi realizada a assinatura do termo aditivo de ajuste do Fundopem e Integrar-RS entre o Governo do Estado e a empresa Triel-HT Industrial Participações.




bottom of page