VIII Congresso do SUTRAF-AU será no dia 10 de julho
- Najaska - Jornalismo

- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Data marca também a posse da direção que conduzirá o sindicato pelos próximos três anos

Refletir sobre a realidade atual da agricultura familiar e construir, de forma coletiva, caminhos para seu fortalecimento é o objetivo central do VIII Congresso do SUTRAF-AU, que ocorre no próximo dia 10 de julho, na Comunidade Linha Batistela, no interior de Erechim (RS). O evento reunirá agricultores e lideranças sindicais de toda a região do Alto Uruguai.
O Congresso é resultado de um processo coletivo de escuta e diálogo promovido pelo SUTRAF-AU ao longo dos últimos meses. A programação será marcada pela apresentação e debate das propostas construídas em mais de 20 Seminários Municipais e um Seminário Regional, que mobilizaram a base sindical em torno dos principais desafios e alternativas para o setor.
De acordo com o coordenador-geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, o Congresso deverá aprovar resoluções organizadas em três eixos centrais: a transição para um novo modelo produtivo, a agricultura familiar como modo de vida e o fortalecimento e organização sindical.
“Os princípios que regem essas resoluções darão o embasamento para a atuação da direção no próximo período. No Congresso Regional, nos seminários e também no último Congresso da FETRAF-RS, refletimos e discutimos ações. Esse é um processo de escuta e construção coletiva. A partir da aprovação das diretrizes no VIII Congresso, teremos resoluções que orientarão o sindicato pelos próximos três anos”, afirma Bagnara.
Posse da nova diretoria
Além do Congresso, o dia 10 de julho também será marcado pela posse da nova direção do SUTRAF Regional, dos conselhos fiscais e das 21 direções municipais do SUTRAF-AU. Ao todo, mais de 200 lideranças sindicais assumirão a Gestão 2025–2028, reforçando o compromisso com a organização sindical e a defesa da agricultura familiar.








Comentários