top of page

Vigilância em Saúde do Trabalhador completa um ano de atividades

Setor foi criado no ano passado para atender questões relacionadas a saúde dos trabalhadores.



A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), completa seu primeiro ano de atividade neste mês. Constituída pela Lei Nº 7.017, de 04 de fevereiro de 2022, a VISAT é composta por uma equipe de três profissionais que inclui Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeira e Técnica em Segurança do Trabalho os quais trabalham com o planejamento e execução da estrutura de trabalho, sempre norteados nos princípios e objetivos da VISAT.


A secretária de Saúde, Éclesan Palhão destaca que esse é um momento de comemoração pois a Vigilância em Saúde do Trabalhador veio reforçar uma área necessária do município. “A criação desse setor estava em nosso plano de governo, era nosso objetivo desde que assumimos, e agora com um ano de trabalho e com os números apresentados estamos vendo a necessidade dele para Erechim” ressalta a secretária.


Conforme a engenheira de segurança do trabalho, Andreia Guela, o setor realizou diversas ações, a maior parte delas objetivando a efetividade do principal pilar da VISAT, a prevenção de agravos relacionados ao trabalho. “Neste primeiro ano a equipe da VISAT realizou 52 capacitações, 11 vigilâncias em ambiente de trabalho, 6 investigações de óbitos relacionadas ao trabalho, participou da SIPAT em 8 empresas, e realizou 8 forças tarefas em vacinação”, explica.


Nesse momento, a VISAT continua estruturado o mapeamento das empresas do município de Erechim. “Para que possamos visualizar quais são os riscos inerentes a atividade de cada empresa, quais os quantitativos por atividade econômica no município como, por exemplo, metalurgia, alimentação e saúde e onde estão localizadas dentro do município” ressalta a engenheira de segurança do trabalho, Andreia Guela.

bottom of page