top of page

Vereadora Sandra Picoli diz que “debate sobre crise climática precisa ser tratado com mais seriedade”

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 5 minutos
  • 2 min de leitura

Parlamentar destacou a frequente ocorrência de eventos climáticos extremos como o temporal de granizo que atingiu Erechim

ree

Durante a última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada na terça-feira (2), um dos assuntos mais comentados entre os parlamentares foi a forte tempestade de granizo que atingiu Erechim no dia 23 de novembro, bem como suas respectivas consequências: 10.859 famílias tiveram suas residências danificadas, 43.291 pessoas afetadas, 418 feridos*, além de outros diversos problemas. Em sua fala durante o período do expediente político, a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) destacou, dentro deste assunto, a necessidade de um debate amplo e sério a respeito da crise climática, que tem causado com cada vez mais frequência eventos climáticos extremos como o ocorrido no município.


“Precisamos olhar com cuidado como estamos atuando diante da crise climática, por que ela é uma realidade. É científico, não podemos fechar os olhos para isso. Vemos muitos cientistas falando que catástrofes que aconteciam de 50 em 50 anos agora podem ocorrer em intervalos muito menores”, afirmou Sandra, ressaltando que a região Sul do país tem registrado um crescimento assustador em episódios dessa natureza, e que somente a conscientização de todos pode começar a reverter o quadro atual. “É algo que não víamos por aqui, e agora estamos vendo com muita frequência. Então precisamos, sim, discutir sobre a necessidade de diminuição do uso de combustíveis fósseis, parar de emitir gases poluentes, de descartar lixo de forma irregular, de enterrar nascentes, canalizar rios... Caso contrário, a situação só vai se agravar. Este debate precisa ser tratado com mais seriedade, inclusive tivemos recentemente uma COP30 em que muito pouco se tirou dali pouquíssimos avanços”, completou.


*Dados da Defesa Civil em 03/12/2025


 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page