top of page

URI estende seu caráter comunitário à escola do Bairro Bela Vista 

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 23 de jul.
  • 2 min de leitura

Universidade investirá mais de R$ 1 milhão para revitalizar espaço da antiga Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina e colocá-lo em pleno funcionamento até o final deste ano

ree

A educação transforma vidas — e é com esse propósito que uma nova escola infantil, com a reconhecida qualidade de ensino da Escola de Educação Básica da URI, está prestes a nascer no Bairro Bela Vista, em Erechim. Em breve, crianças que ficaram desassistidas pelo fechamento da escola que existia no local, terão acesso a uma formação de excelência, dentro dos mesmos padrões que fazem da URI uma referência em educação.


O espaço desativado da antiga Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina , próximo à Unidade Básica de Saúde, foi adquirido pelo município. Por meio de edital público foi repassado para URI.  No entanto, entenda-se bem – não é uma doação do município à Universidade. A URI, sendo uma instituição de caráter comunitário e sem fins lucrativos, assume o compromisso de revitalizar o local e transformá-lo em um centro de acolhimento, educação, aprendizagem e inclusão. A iniciativa é um marco para a comunidade local.


Serão 150 vagas- que é o máximo que a Escola comporta - para crianças de 4 e 5 anos. Metade das vagas contará com bolsas integrais (100%) para famílias com renda de até 1,5 salário mínimo per capita, e a outra metade com bolsas de 50% para quem comprovar até três salários mínimos per capita. Essa é uma oportunidade concreta de mudar destinos, garantindo acesso à educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.


O preenchimento das vagas obedecerá a um edital próprio. Dois critérios serão fundamentais para a obtenção dessas vagas: o primeiro deles será a proximidade da Escola e o segundo, o nível de renda da família. Isso é que determinará se as bolsas serão de 100% ou 50%.


Segundo o Diretor-Geral da URI Erechim, Professor Paulo Roberto Giollo , “a Universidade investirá mais de R$ 1 milhão para revitalizar o espaço e colocá-lo em pleno funcionamento até o final deste ano, sendo que este espaço será utilizado exclusivamente para os alunos bolsistas oriundos da aplicação do Edital que regerá a ocupação das vagas. Essa ação reafirma o compromisso social da URI como Universidade Comunitária, promovendo oportunidade real de educação de qualidade, especialmente à faixa etária para qual esse se destina”, frisou.


Cumpre lembrar que com o fechamento da Escola que ali funcionava, no Bairro Bela Vista, inúmeras famílias que residiam no entorno tiveram que buscar alternativas em outros espaços, muitas vezes distantes de suas moradias. Daí a importância de que no mesmo local volte a funcionar uma escola que permita que muitos pais possam confiar, com tranquilidade, na educação de seus filhos, especialmente enquanto trabalham.

Tão logo sejam concluídos os trâmites legais entre município e URI, essa última iniciará todo o plano de reforma e adequação das dependências da escola, a fim de que ela se torne, acima de tudo, um lugar acolhedor.


E é muito importante destacar: caso um dia a URI deixe de operar o projeto, toda a estrutura, inclusive aquela proveniente dos investimentos feitos pela Universidade, retornará integralmente à Prefeitura de Erechim, garantindo a continuidade do serviço à população.

Assim, essa nova Escola não será apenas um prédio – será um farol de esperança, conhecimento e inclusão para as crianças e suas famílias, construindo, desde já, um futuro promissor e de maior equidade a todos.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page