top of page

Unimed Erechim sedia Fórum de Gestão de Pessoas

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 4 dias
  • 4 min de leitura

Evento foi promovido pela ABRH-RS e abordou remuneração e riscos psicossociais.


Evento foi realizado no anfiteatro da Unimed Erechim
Evento foi realizado no anfiteatro da Unimed Erechim


Com o tema “Novas Abordagens em Remuneração e na NR”, a Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), promoveu o Fórum de Gestão de Pessoas. O evento, destinado a profissionais de RH, lideranças e gestores foi realizado no anfiteatro da Unimed Erechim e teve o objetivo de aprofundar conhecimentos, incentivar a troca de experiências e o acesso a novas ferramentas.


Entre os destaques da programação realizada na última quinta-feira (3), esteve a apresentação de um case premiado da Unimed Erechim, que em 2024 foi reconhecida com o Prêmio Top Ser Humano, por suas práticas de gestão de pessoas. O projeto incentiva a valorização das pessoas no ambiente de trabalho e aperfeiçoamento integral para que tenham maior eficácia e autorrealização em ações profissionais. 


A apresentação do case foi realizada pela CEO da Operadora de Planos de Saúde e Mercado, Adriana Biasi Machiavelli e a CEO do Hospital Unimed Erechim, Alessandra Sonda. Para as CEOs o projeto representa um compromisso genuíno da instituição com o desenvolvimento humano, reforçando a importância de um ambiente organizacional que promove o crescimento, reconhecimento e bem-estar. 


Para o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, o reconhecimento evidencia a dedicação da cooperativa com relação a valorização das pessoas e a excelência na gestão de talentos. “A participação no fórum e a apresentação de um case premiado nos enchem de orgulho e reafirmam nosso compromisso com uma gestão centrada nas pessoas. Acreditamos que a valorização do ser humano dentro das organizações é um dos pilares fundamentais para alcançar resultados sustentáveis, inovação e engajamento. Este reconhecimento é reflexo do trabalho coletivo, da cultura cooperativista e do investimento contínuo em um ambiente que estimula o crescimento, o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores”, destaca. 


De acordo com a diretora da ABRH-RS, Carla Thomé, o evento conecta profissionais, compartilha boas práticas e discute desafios atuais da área. “A missão da ABRH-RS é impulsionar o desenvolvimento humano e organizacional. Por meio de fóruns, treinamentos e encontros regionais, buscamos provocar reflexões, estimular a troca de experiências e atualizar os profissionais sobre tendências e boas práticas. São momentos que promovem o conhecimento de forma prática, colaborativa e conectada com as demandas reais do mercado”, explica.


Conheça o case da Unimed Erechim

Com o objetivo de promover o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores, a Unimed Erechim criou o programa de movimentação de carreira, intitulado “Conectando propósitos”.

O programa incentiva os colaboradores a conhecerem novas oportunidades, bem como critérios para seleção e manifestações de interesse de crescimento profissional.

Ainda, decorrente desta ação foi criado o “Jornadas de sucesso”, que estimula os colaboradores a compartilharem suas trajetórias profissionais dentro da cooperativa. A escolha do profissional é realizada pelos próprios colegas. Os programas foram desenvolvidos pela área de Gestão de Pessoas da Unimed Erechim. 

 

Case premiado da Unimed Erechim é apresentado durante fórum
Case premiado da Unimed Erechim é apresentado durante fórum

Conectando valor: remuneração aliada à cultura e ao negócio

O Fórum contou ainda com três palestras que abordaram remuneração, performance e saúde mental, destacando como estes elementos se conectam à cultura organizacional e fortalecem resultados. Os conteúdos trouxeram reflexões sobre práticas de gestão, a importância do equilíbrio emocional no ambiente corporativo e o papel da remuneração como ferramenta de valorização e engajamento de pessoas. 


A palestra “Gestão da remuneração que conecta: competitividade, sustentabilidade e propósito” foi ministrada por Maurício Folli, mestre em Administração e especialista em Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios. Durante sua apresentação, Folli abordou estratégias para alinhar a remuneração organizacional à valores como sustentabilidade e competitividade no mercado, promovendo resultados a longo prazo. “Olhamos a remuneração pelo viés primeiro da carreira, desta forma conseguimos entender as possibilidades de carreira que a empresa pode ofertar ao colaborador. O grande ponto foi explicar para as empresas como realizar a conexão da estratégia do negócio para que os profissionais vejam as oportunidades de crescimento dentro das instituições”, destaca o especialista. 


O terceiro momento do encontro contou com o tema “Entre mérito e performance: recompensas justas sem ansiedade” e foi conduzido por Mathias Melchior, coordenador de Recursos Humanos na Bruning Tecnometal e especialista em Gestão Empresarial e Gestão Avançada de Recursos Humanos. Melchior destacou como equilibrar o reconhecimento por mérito com o desempenho, promovendo justiça nas recompensas e evitando impactos negativos à saúde dos colaboradores. “Falar sobre remuneração é um tema que para muitas empresas ainda é um tabu. Quando pensamos em remuneração devemos considerar dois pontos muito importantes no dia a dia: a remuneração justa e como não criar um sistema que acabe adoecendo os colaboradores. A união destes dois assuntos é um desafio presente em todas as empresas”, ressalta.


O último momento foi abordado por Fernanda Motta, advogada, consultora e especialista nas áreas Trabalhistas, Compliance e Desenvolvimento Humano Organizacional. Com o tema “A nova NR-1 e a gestão dos riscos psicossociais”, ela abordou as principais dúvidas da nova legislação. Em sua fala, Motta, reforçou as atualizações da Norma Regulamentadora 1 (NR-1) e os desafios relacionados à identificação e mitigação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. “É importante entendermos a norma, pois ela vem para concretizar a ideia de que o sistema organizacional necessita fazer a gestão sobre a saúde mental e sobre o combate e a prevenção ao assédio”, explica.

As discussões reforçaram a importância de uma gestão integrada que valoriza o colaborador, promovendo um ambiente saudável, motivador e sustentável para todos.


 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page