União de forças na prevenção contra a IST/AIDS

O grupo de trabalho composto pela Secretaria Municipal de Saúde, Centro Hospitalar Santa Mônica, Unimed Erechim, Hospital de Caridade e FHSTE, se reuniram para traçar as ações para o lançamento da campanha “Todos pela prevenção”, direcionada para informar e prevenir as IST/AIDS.

A proposta do grupo, que vem atuando de forma permanente em ações de promoção e prevenção em saúde, com as campanhas Atchim Erechim, voltada a Influenza; Vacinar é proteger, direcionada para a imunização do sarampo e poliomielite; Não se faz prevenção sem colaboração, voltada à prevenção da dengue; entre outras, é trabalhar com a comunidade o assunto referente às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a AIDS, tendo em vista o mês Dezembro Vermelho  e o Dia Mundial de Combate a AIDS, 01 de dezembro.

A iniciativa será lançada no dia 4 de dezembro, às 9h, no auditório da Unimed Erechim, com a participação de vários segmentos da comunidade. Na ocasião, será realizada uma palestra sobre a temática com o médico infectologista, da SMS, Vanderlei Madalozzo e a distribuição de material informativo e preventivo.

No rol de ações, está previsto uma caminhada no dia 7 de dezembro, partindo da sede das cinco entidades que integram o grupo em direção a Praça da Bandeira, onde será realizada uma grande concentração e distribuição de material da campanha em pontos estratégicos. Durante o trajeto, os voluntários e os Agentes Comunitários de Saúde aproveitarão para fazer a entrega aos estabelecimentos comerciais e à comunidade.

Também integram a campanha, as atividades que serão realizadas individualmente por cada entidade parceira, no chamado “Dia D da Prevenção”, segundo calendário pré-definido, com entrega de material específico da iniciativa.

Para o secretário de Saúde, Jackson Arpini, a união de esforços demonstra claramente a intenção das entidades de atuar irmanadas na busca de prevenção, melhoria dos indicadores de saúde e qualidade de vida dos erechinenses.

 “Coesos, ampliamos as ações e a informação que exerce um papel importante na prevenção das enfermidades. O binômio promoção e prevenção tem que ser uma prática diária, habitual e corriqueira, para que consigamos melhorar nossos índices, a qualidade de vida da população e minimizar gastos com a assistência na complexa área da saúde”, argumentou Arpini.



© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA