Uma Noite no Museu: aula diferenciada de Paleontologia

Acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado da URI Erechim vivenciaram uma proposta de aula diferenciada. Foi no último dia 21, durante uma aula de Paleontologia de Vertebrados, ministrada pelo professor Rodrigo Fornel, no Museu Regional do Alto Uruguai (MuRAU).

O professor mostrou as principais réplicas de crânios fósseis de vertebrados que viveram no sul do Brasil entre o final do período Permiano e início do período Triássico, ou seja, há mais de 250 milhões de anos. Os acadêmicos visualizaram as principais estruturas do crânio para reconhecer os grandes grupos fósseis, como observado em exemplares de rincossauro, dicinodonte e Prestosuchus chiniquensis, comparados com crânios de espécies atuais. Ainda, puderam fazer esse comparativo vendo os fósseis e acompanhando em desenhos com indicação dos ossos e principais características de cada grupo.

De acordo com o professor Rodrigo, “essa atividade, carinhosamente denominada ‘Uma Noite no Museu’, além de enriquecedora do ponto de vista prático, no reconhecimento dos principais grupos de fósseis de vertebrados, também possibilita a vivência em outros espaços da Universidade como o Museu Regional do Alto Uruguai”.





© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA