top of page

UFFS passa a fazer parte da Cátedra Unesco UniTwin “A Cidade que Educa e Transforma”


Evento no Campus Erechim celebrará a adesão da Universidade ao programa de cooperação internacional

Nesta quarta-feira (07/08) será oficializada, em sessão solene, a adesão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) à Cátedra Unesco UniTwin “A Cidade que Educa e Transforma”, liderada pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) Lisboa. O evento começa às 14h, no Auditório do Bloco B do Campus Erechim. Depois, às 19h15, haverá aula magna com a professora Jaqueline Moll (UFRGS/URI), intitulada “A educação na cidade: sujeitos, cenários e possibilidades”. A professora é presidente da Assembleia de Delegados da cátedra.

A cátedra é unificada por um programa de cooperação internacional a cargo da Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (Ricet), da qual fazem parte instituições de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau. O professor Luís Fernando Santos da Silva Corrêa, diretor da UFFS – Campus Erechim, será o coordenador institucional da Ricet na UFFS.

- A participação da UFFS na Cátedra Unesco contribui para qualificar nosso compromisso institucional com a educação, a cidadania e o desenvolvimento regional sustentável, articulando os conhecimentos acadêmicos, os poderes públicos e a governança em nossa região de abrangência – diz o docente.

Os professores Alexadre Matiello e Neusete Rigo, dos campi Chapecó e Cerro Largo, respectivamente, serão os delegados da UFFS na Cátedra.

A Ricet tem, entre seus objetivos, a promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governança em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e, também, a investigação e reflexão sobre práticas baseadas em modelos de governança inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspetiva da consolidação de democracias.

O evento é aberto à comunidade acadêmica e regional. As inscrições serão feitas no local. Haverá certificação, conforme o total de horas de participação (1,5 hora para a sessão solene e 3 horas para a aula magna).

A programação será transmitida pela TV Fronteira, no YouTube, através dos links abaixo.

Saiba mais sobre a Rede no site https://unitwin.iseclisboa.pt/.


Comments


bottom of page