top of page

UFFS oferta curso de extensão sobre Educação Infantil e Anos Iniciais




Inscrições ocorrem até 4 de fevereiro; capacitação terá palestras, rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências


Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Transições e continuidades: a(s) infância(s) entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. A capacitação é voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais (ciclo de alfabetização). O curso terá palestras, rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências, com o objetivo de estreitar o diálogo e o trabalho colaborativo entre essas duas etapas da Educação Básica.

Trata-se de uma iniciativa da 4ª edição do programa de extensão Seminário Permanente em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da UFFS, em parceria com o Colégio Marista Medianeira e o Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Uruguai Gaúcho (FREAIG).


O curso será realizado no dia 8 de fevereiro, das 8h às 18h30, no Auditório do Bloco B. São ofertadas 100 vagas. Haverá certificação de 10 horas.


Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/w18deAh3CY3PAAoN7.


Valores: R$ 20 para inscrições realizadas até 29 de janeiro. Depois, R$ 30 até 4 de fevereiro.



Os recursos arrecadados são para cobrir as despesas do evento, compra de materiais para as atividades da tarde e, se possível, aquisição de livros para o acervo da Brinquedoteca do Campus.


Programação



8h - Credenciamento e recepção



8h15 - Educar as infâncias: reflexões sobre o planejamento, o registro e a avaliação no cotidiano


Palestrante: Prof.ª Dra. Niqueli Streck Machado, chefe de Divisão da Educação Infantil do município de Santa Cruz do Sul - RS. Doutora em Educação na Linha de Estudos sobre Infâncias pela UFRGS). Mediação: Prof.ª Ma. Cheila Milczarek.



10h30 - Ler e escrever na infância – reflexões sobre a continuidade da alfabetização das crianças


Palestrante: Prof.ª Dra. Flávia Burdzinski de Souza, professora do curso de Pedagogia da UFFS. Doutora em Educação pela UPF.



11h45 - Intervalo para almoço



13h30 às 16h - Relatos de experiências, rodas de conversa e minicursos (oficinas). Cada inscrito poderá participar de até duas propostas durante a tarde.



16h30 - Quais as condições para ser criança hoje? Reflexões sobre a(s) infância(s) e o futuro


Palestrante: Prof.ª Ma. Fabíola Giacomini, psicóloga, psicanalista, mestra e doutoranda em Educação pela UPF. Coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera Passo Fundo. Membro da Associação Científica de Psicanálise e Humanidades. Mediação: Prof.ª Flávia Burdzinski de Souza.



18h30 - Encerramento do curso



Rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências da tarde



13h30 às 14h30 - 1ª opção


15h às 16h - 2ª opção


Cada participante poderá escolher duas das propostas abaixo.



1. Roda de conversa: Povos indígenas protagonistas da educação ancestral: um chamado às pessoas não indígenas.


Local: Sala 307 - Bloco B


Responsável: Kassiane Schwingel


Bate-papo sobre as práticas educativas indígenas a partir de pensadores e intelectuais de alguns povos, com o intuito de evidenciar a diversidade cultural presente no Brasil e como o racismo estrutural tem silenciado e perseguido esses povos. Também serão disponibilizados materiais didáticos construídos por pessoas indígenas que poderão subsidiar propostas pedagógicas nas escolas, refletindo nos modos de ser educador/a.



2. Roda de conversa: Abuso sexual na infância: pela defesa dos direitos das crianças.


Local: Auditório do Bloco dos Professores


Responsável: Ademir da Rosa, Karoline Gaieski e Sabrina Bortoli


O bate-papo visa conhecer formas de prevenir, identificar e denunciar os abusos e violações aos direitos das crianças e adolescentes na nossa região. A ideia é refletir sobre como podemos encontrar formas de trabalhar com a educação e a prevenção ao abuso sexual de crianças.



3. Minicurso: Vivências e práticas de Yoga e Meditação para crianças.


Local: Sala 206 - Bloco B


Responsáveis: Alana Casagrande e Amanda Maitê Battisti


Propor vivências de algumas práticas da Yoga, respiração e da meditação que podem ser desenvolvidas com as crianças na escola para conduzir e guiar momentos de relaxamento, conexão e controle da ansiedade e das emoções.



4. Minicurso: Literatura e infância: entre histórias e poesias.


Local: Área externa ao lado do Bloco B (em caso de chuva será no saguão do Bloco dos Professores)


Responsáveis: Ivone Snicheloto e Mirian Eugenia Poletto


O minicurso vai promover um piquenique literário a fim de relatar algumas propostas desenvolvidas na EMEI Copas Verdes com o tema da literatura infantil. A intenção é que os participantes brinquem e interajam com parlendas, trava-línguas, poesias e histórias que cercam o universo das crianças tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.



5. Minicurso: Investigações infantis: entre cobras, mosaicos e criações e Visita guiada ao Espaço Educativo Conexões das Ciências.


Local: Sala 204 - Bloco B


Responsáveis: Vitória Dalla Corte, Paula Zago e Flávia Bernardo Chagas


Vitória e Paula organizarão vivências investigativas a partir de projetos desenvolvidos com crianças sobre os mosaicos da Praça da Bandeira e cobras. Após, os participantes poderão realizar uma visita guiada ao Espaço Educativo Conexões das Ciências, com a bióloga Flávia, para observar serpentes, jacarés, capivaras, aves, entre outros animais taxidermizados.



6. Minicurso: Cultura afro-brasileira e infância: por mais reflexões e práticas antirracista na escola.


Local: Sala 308 - Bloco B


Responsável: Vania Aguiar Pinheiro


Por meio de uma educação antirracista é possível provocar a reflexão sobre o racismo estrutural no Brasil, conscientizar sobre o quão presente ele é na vida de todos nós, desconstruir crenças, estereótipos e preconceitos que cercam nossa região. Esse minicurso visa refletir sobre como acontece a presença (ou não) da cultura afro-brasileira no currículo das escolas. Pedimos que os participantes vistam roupas confortáveis, que permitam se movimentar e sentar no chão.



7.Minicurso: Vivências e possibilidades musicais.


Local: Auditório do Bloco A


Responsável: Álefe Júnior da Trindade


Espaço de experiências e vivências com as possibilidades sonoras a serem desenvolvidas nas práticas musicais de um educador musical. Entre as vivências estarão: o uso da voz na musicalização; instrumentos musicais; reprodução, improvisação e criação musical; brincadeiras musicais, canções do folclore e de roda. Pedimos que os participantes vistam roupas confortáveis, que permitam se movimentar e sentar no chão.



8. Relatos de experiências: Cotidiano: espaços e tempos de cuidado, saúde e bem-estar infantil.


Local: Brinquedoteca da UFFS (Laboratório 2 - sala 104)


Responsáveis: Maria Julia Guisolfi e Bruna Caroline Rodrigues


Refletir sobre como o cotidiano faz/é o currículo vivo da escola, além de trocar experiências acerca da importância de planejar as práticas de saúde e bem-estar infantil, como: higiene, alimentação, descanso, deslocamentos, regras de boa convivência, etc.



9. Relatos de experiências: Entre sonhos, pesadelos e emoções: documentações e investigações infantis.


Local: sala 310 - Bloco B


Responsáveis: Hemeline Gollo, Camila Elisa Hauschild e Laura Paines.


Relato de projetos e práticas educativas desenvolvidas com crianças da pré-escola sobre o tema de sonhos, pesadelos e emoções. Serão compartilhadas propostas e documentações construídas a fim de subsidiar reflexões sobre temas que geram medo e imaginação das crianças. As experiências também podem inspirar projetos a serem desenvolvidos com crianças em período de alfabetização, pois serão demonstradas práticas de leitura e escrita.



Comments


bottom of page