top of page

UFFS abre inscrições para curso superior gratuito de Educação do Campo

Processo seletivo especial disponibiliza 20 vagas para ingresso em 2023. Inscrições ocorrem até 25 de janeiro.



A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou o Processo Seletivo Especial para o curso superior de licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, ofertado no Campus Erechim. São disponibilizadas 20 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. O curso é gratuito e destina-se à formação de professores para atuar, preferencialmente, em escolas do campo, bem como em outros espaços educativos escolares e não escolares, visando a ampliação e qualificação da oferta de educação básica às populações do campo.


O processo seletivo será constituído de uma prova escrita (redação no formato de carta de intenções) com o tema “Educação do/no Campo e o Trabalho Docente e/ou Área de Ciências da Natureza”, além de uma entrevista. A prova será aplicada presencialmente no dia 1º de fevereiro. Já as entrevistas ocorrerão nos dias 13 e 14 do mesmo mês.


Inscrições

A inscrição deverá ser realizada por meio eletrônico ou presencial. No caso de inscrição eletrônica, o candidato deve preencher o formulário on-line, disponível no edital do processo seletivo, das 8h do dia 13 de dezembro até as 17h do dia 25 de janeiro.

No caso da inscrição presencial, o candidato deverá preencher e assinar o Formulário de Inscrição Presencial e entregá-lo na Secretaria Acadêmica do Campus Erechim (Sala 102, térreo do Bloco A), no período de 13 a 22 de dezembro, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, e de 2 a 25 de janeiro no horário das 8h às 13h.


Sobre o curso

O curso de licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza tem duração de 8 semestres e ocorre em regime de alternância. Os períodos intensivos de aula são chamados de “Tempo Universidade” e ocorrem nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, e com aulas quinzenais nos demais meses. Eles correspondem a 75% dos dias letivos. Os 25% restantes dos dias letivos ocorrem no “Tempo Comunidade”, quando os estudantes exercitam e experimentam diferentes intervenções no local de sua origem. No vídeo disponível em https://youtu.be/0YiZI3K0hxI é possível ter mais informações sobre o funcionamento do curso.


Todos os candidatos devem ler atentamente o edital do processo seletivo, disponível em https://www.uffs.edu.br/UFFS/atos-normativos/edital/gr/2022-1162.


Créditos da arte anexa: Divulgação/UFFS.

Comments


bottom of page