TV Sangue de Gaúcho dá início a projeto cultural




Desde o último dia 21, seguem em ritmo acelerado as gravações do novo projeto cultural da TV Sangue de Gaúcho: “Histórias do Sul contadas em prosas e versos”.


O projeto, consiste na produção de uma websérie com 10 episódios que irão apresentar histórias do Sul do Alto Uruguai Gaúcho e regiões limítrofes, a musicalidade regional suas influências e adaptações para a formação da cultura musical regional.


Em cada episódio a presença de um convidado especial, historiadores e estudiosos que serão entrevistados falando sobre diversos temas da nossa cultura, da nossa história e da nossa região e na sequência um grupo regional musical fará um show. Ao todo serão 09 convidados entrevistados: Clóvis Mendes, Rosely Hachmann, Gladis Helena Wolff, Isabel Rosa Gritti, Gleison Wojciekowski, Maria Vanda Krepinski Groch, José Adelar Ody, Dejani Fatima Topolski e Roberto Ferron, além de uma participação do proponente Marco Aurélio Pedot e também 10 artistas musicais da nossa região: Grupo Porteira, Chiquito e Bordoneio, Compasso Fandangueiro, Márcio Rech, Grupo de Choro – Gleison Woitchekovski, Clóvis Mendes, Musical JN, Gaiteiro Carlinhos Steiner, Pedro Neves e Canhoto do Brasil.


A websérie estreia no dia 27 de maio, com exibição semanal, todas as quintas à noite, no canal do Youtube da TV Sangue de Gaúcho e reprise nas TV Erechim e TV Passo Fundo. Vale ressaltar que todos os programas terão acessibilidade com intérprete de libras.


Ao final da exibição dos 10 programas, será gravado um DVD com todas as entrevistas e com uma música de cada grupo e este material será distribuído de forma gratuita para Entidades Tradicionalistas, Escolas, Bibliotecas e Grupos Culturais como uma forma de contribuir com os acervos culturais destes espaços.


Conforme o produtor cultural Marco Aurélio Pedot “Queremos oferecer uma atração diferente, com acesso gratuito, levando um pouco da nossa cultura e da nossa história para todos os cantos do Brasil e também para outros países.”


O projeto Histórias do Sul contadas em prosas e versos – TV Sangue de Gaúcho teve seu mérito cultural examinado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura Conta com o patrocínio das Empresas: Ervateira Rei Verde e Zin Pão. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.