top of page

Turma da EAD EJA do Sesc Erechim realiza rodas de conversa com pessoas marcantes


Nove estudantes se formam este semestre através da iniciativa, que é gratuita



Nesta semana, nove alunos da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc Erechim apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso. A partir das áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a atividade foi desenvolvida dentro do Projeto Integrador, com a perspectiva de pessoas que fazem diferença na cidade. Os estudantes se formam no Ensino Médio neste semestre, a partir da iniciativa gratuita do Sesc.

Em formato de rodas de conversa, o evento para apresentação dos trabalhos foi conduzido pelos alunos Elisandra Ianicki, Estefen Vaz, Geferson Zenaro, Lucas Kolba, Michele Kufner, Patrícia de Saibro, Raila Plaut, Rosane Morais e Rosangela Padilha, com orientação da professora Ana Paula Tozatti. A ação foi conduzida por princípios educativos e metodologias comuns, como criatividade, comunicação, autoconhecimento e respeito, favorecendo o exercício da liberdade e da autonomia, respeitando e apreciando as diferenças e a diversidade, comunicando-se em diferentes linguagens e plataformas, relacionando e cooperando com os demais.

Para os bate-papos, foram convidadas pessoas de diferentes áreas do conhecimento para dividir um pouco sobre suas trajetórias profissionais. Dentre estas: Marli Trentin, proprietária da Villa Trentin; Diego Ziegg, gerente administrativo do Ypiranga Futebol Clube; Vanderlei e Marcos Povin, artistas locais com obras expostas na Finlândia, Paris e Portugal; a professora Aida Fabro; o terapeuta especializado em constelações familiares Luciano Santos; a delegada Diana Zanatta, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Erechim; Gabriel Holderbaum, radialista colaborador da Rádio Tchê Erechim; e a diretora do Sesc Erechim, Sandra Mariga Bordini.

“A EAD EJA do Sesc é uma oportunidade fundamental para jovens e adultos que precisam terminar o Ensino Médio, mas também já trabalham e nem sempre têm a disponibilidade para estar na escola diariamente. Além do diploma regular, eles recebem uma qualificação em Produção Cultural, que os ajuda com melhores opções no mercado de trabalho”, enfatizou Sandra, que completou: “Nunca é tarde demais para ser aquilo que desejamos ser, nunca é tarde demais para sonhar, muito menos para fazer acontecer”. 

Para o semestre 2024/1, a EAD EJA está com inscrições abertas até o dia 12 de janeiro, pelo site sesc.com.br/ead, onde também está disponível o edital completo. Entre os requisitos para participar estão: ter 18 anos ou mais, Ensino Fundamental completo e renda familiar bruta de até três salários mínimos mensais. Em Erechim, são 60 vagas para o turno da noite. Mais informações podem ser obtidas com a Unidade pelo telefone (54) 3522-1309 ou WhatsApp (54) 98407-0288. No Rio Grande do Sul, as 33 Unidades que oferecem vagas para o próximo semestre são: Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.

EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. No RS, são 33 polos, onde os alunos têm uma aula presencial por semana. As vagas são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos nacionais, e, preferencialmente, que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressos da rede pública de ensino.

Inscrições EAD EJA 2024/1 – Sesc Erechim

Público-alvo: Maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental completo e renda familiar bruta de até três salários mínimos

Inscrições: De 04/12/23 a 12/01/24, pelo site sesc.com.br/ead 

Valor: Gratuito

Início das aulas:11/03/24


Comentarios


bottom of page