Tudo Fácil: é possível abrir uma empresa em 10 minutos em Erechim

Plataforma já está em funcionamento traz rapidez e agilidade para negócios de baixo risco. Município é o primeiro do Corede Norte e quarta cidade no Estado a implantar esse serviço todo integrado

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e Sala do Empreendedor lançou a plataforma Tudo Fácil Erechim, na tarde de hoje (4), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, com a presença do secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Claudio Gastal; do Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Maraschin; da presidente da JuciRS, Lauren de Vargas Momback e do coordenador do Descomplica RS, Tomás Holmer.

Avanço para o município

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, disse que o objetivo do Tudo Fácil é agilizar a vida de quem quer empreender, ao mesmo tempo, gerando mais emprego e renda para o município. “A plataforma já está disponível e funcionando no município, graças ao empenho dos servidores e a parceria com a empresa System. Este é um momento histórico para Erechim, de muito avanço, já que é possível abrir uma empresa de casa ou do celular em 10 minutos”, disse. E, acrescenta o secretário, “temos 15 mil CNPJs ativos e com o Tudo Fácil esse número irá crescer, com mais empresas sendo formalizadas. Somos a quarta cidade no Rio Grande do Sul e a primeira do Alto Uruguai a implantar este sistema”.

Sair da informalidade

A presidente da JuciRS, Lauren de Vargas Momback, disse que este é um momento muito importante porque tanto o Estado quanto o município estão pensando na vida do cidadão. “A plataforma vai fazer a formalização das empresas, tirá-las da informalidade, não vai utilizar papel e terá todos os serviços integrados para abertura da empresa”, disse. A presidente ressaltou o empenho dos servidores de Erechim para viabilizar este novo serviço.

Bom para município e empresas

O coordenador do Descomplica RS, Tomás Holmer, destacou que o Tudo Fácil tem como proposta deixar o Estado amigável e facilitar a abertura de empresas, de quem quer empreender. “Além disso, aumentar arrecadação e gerar mais empregos, o Tudo Fácil é bom para o município e as empresas. Detalhe não precisa de alvará impresso ele sai em QRCode”, afirma.

Vida longa

Conforme a gerente regional Norte do Sebrae, Silvana Berguemaier, o Sebrae já vem realizando este trabalho de desburocratização e aprimoramento das empresas, e que a burocracia é um grande empecilho na abertura de novos negócios. “Tudo fácil vem para facilitar a vida do empreendedor. Vida longa a esta plataforma e que muitas empresas façam uso desta facilidade”, comenta.

Diminuir processos e burocracia

Na ocasião, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Maraschin, destacou que a plataforma faz parte de uma concepção de redução do tamanho do Estado, da diminuição dos processos e burocracias, para facilitar abertura de novas empresas, atrair investimentos. “Isso torna o município de Erechim mais ágil e competitivo, que larga na frente podendo ser referência na região. Parabenizo a todos, façam bom uso da plataforma e divulguem”, afirma.

Estratégia para ser competitivo

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Claudio Gastal, destacou que o Tudo Fácil não é algo isolado, está dentro uma estratégia para buscar competitividade do Rio Grande do Sul que envolve a mudança de três fatores. “Primeira simplificação tributária; segunda é logística, infraestrutura; e a terceira a burocracia, desburocratizar”, disse. E, acrescenta, “burocracia é que nem colesterol, tem a boa e a ruim, e é preciso mitigar a ruim e aumentar a boa, por exemplo, fiscalização e transparência”.

O secretário Claudio Gastal afirmou que Erechim é o primeiro município do Corede Norte a implantar a plataforma do Tudo Fácil. “Tem responsabilidade muito grande e precisa estimular outras cidades a entrar neste processo”, disse.

Parceria

O presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Ale Dal Zotto, ressaltou que o Poder Legislativo é parceiro em todos os projetos que venham a melhorar a vida da população e fazer o município de Erechim avançar ainda mais.

Muitos investimentos

Por fim, o vice-prefeito, Flávio Tirello, ressaltou a importância da implantação da plataforma Tudo Fácil, para facilitar a abertura e a formalização de novas empresas, e que esta iniciativa se soma a outras tantas de desenvolvimento humano, econômico e social, que fazem Erechim estar entre as 12 melhores cidades do país, de mesmo porte, para se viver e investir.

O vice-prefeito lembrou que o município está em plena transformação digital e, hoje, 52% dos serviços públicos já podem ser abertos de forma on-line ou via aplicativo SysCidadão. “A inovação e a tecnologia não vão mudar o mundo, mas o que vai mudar o mundo são as pessoas fazerem inovação e tecnologia”, disse.