TRE-RS lança campanha de cadastro biométrico
- Najaska - Jornalismo
- 31 de mar.
- 1 min de leitura
Em Erechim, o percentual de eleitores com biometria cadastrada chega a 88,8%. No entanto, quase 9 mil pessoas aptas ainda não fizeram o cadastramento

Mais de 15% da população gaúcha ainda não cadastrou sua biometria junto à Justiça Eleitoral. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul lançou, na última semana, a campanha “Sua digital, nossa cidadania”, com o objetivo de aumentar o cadastro biométrico entre os eleitores.
Em Erechim, o percentual de eleitores com biometria cadastrada chega a 88,8%. No entanto, quase 9 mil pessoas aptas ainda não fizeram o cadastramento.
O eleitor deve portar documento oficial com foto e comprovante de residência, se possuir. Em casos de alistamento é necessária a apresentação do RG, CNH não é aceita. Nas demais localidades, basta ir até o Cartório Eleitoral da cidade.
Durante entrevista coletiva, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Voltaire de Lima Moraes, destacou a importância de regularizar as pendências com a Justiça Eleitoral neste ano, já que não há eleições. “Salientamos para que a população se organize para cadastrar sua biometria neste momento em que não há filas nos atendimentos. Este cadastro facilita muito na hora de votar, agilizando a identificação de cada eleitor”.
Com a biometria, o e-Título se torna um documento válido em todo o território nacional. É importante destacar que esse movimento é necessário para evitar pendências e manter o acesso a serviços fundamentais como o benefício de prestação continuada (BPC), e alcance do nível ouro na conta digital do gov.br (nesse nível é possível acessar todos os serviços disponibilizados pelo aplicativo).
Comentários