O primeiro bimestre de 2023, com relação ao mesmo período de 2022, houve uma redução média de 23,22% no número de impressões nas secretarias municipais, correspondendo a uma diminuição de 172.796 folhas de papel
Reduzir custos administrativos e oferecer serviços públicos mais ágeis e eficientes para a população. Esses são os objetivos da Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, que continua avançando, em 2023, e reduzindo, significativamente, a utilização de papel e número de impressões. Segundo levantamento do Gabinete de Transformação Digital, nesta semana, o primeiro bimestre de 2023, com relação ao mesmo período de 2022, houve uma redução média de 23,22% no número de impressões nas secretarias municipais, correspondendo a uma diminuição de 172.796 folhas de papel. O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, explica que os resultados estão sendo efetivos porque existe um cronograma de ações, em prática, e trabalho integrado de secretários, servidores e a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI). “As avaliações do processo e a troca de informações entre os membros do comitê são periódicas, e isto permite, gradativamente, identificar e resolver os problemas, construir resultados. A meta para 2023 é chegar entre 80% e 90% dos serviços públicos on-line, via site ou aplicativo”, explica o secretário e coordenador, Edgar Marmentini. “De janeiro de 2023 a janeiro de 2022, houve uma redução de 13,60% no número de impressões, resultando numa economia de 40.125 folhas, neste período. E de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2022, a redução foi de 29,53%, com uma diminuição de 132.671 folhas de papel”, explica o diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa. Segundo o diretor, André Luiz Dalo Rosa, o Gabinete de Transformação Digital está trabalhando com todas as secretarias, simultaneamente, e propondo estratégias, formas de converter os processos físicos em digitais. “Estamos dando prioridade para as 6 secretarias que têm, ainda, um ou dois processos físicos. A ideia é focar neles e aproveitar o que já aprendemos até aqui, para dar mais este passo, e chegar a 9 secretarias com os serviços totalmente digitais, das 12 atuais”, destaca o diretor. Site ou aplicativo O cidadão pode acessar, na palma da mão, os serviços já disponíveis de maneira on-line, pelo site ou via aplicativo. Investe + Erechim A Transformação Digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos, e faz parte do Investe + Erechim, o maior programa de investimentos da história de Erechim.
Comments