“Temos vocações diferentes, mas o nosso objetivo é o mesmo: cuidar do nosso povo”
- Najaska - Jornalismo
- há 22 horas
- 2 min de leitura
Frase da nova presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, resume o espírito de união e cooperação entre os municípios gaúchos durante o Congresso realizado em Erechim

O Municipalismo gaúcho está concentrado em Erechim, com gestores de todo o Estado participando do Congresso da Famurs, realizado no Parque da ACCIE. A abertura oficial do evento foi nesta terça-feira, reunindo diferentes autoridades. O evento abordou assuntos que irão impactar o futuro das cidades, além de proporcionar aos participantes momentos de troca e interação. Ao longo do dia, o evento trouxe discussões de diferentes pautas, como Reforma Tributária, Irrigação Sustentável, Linhas Habitacionais da Caixa Econômica Federal, Programa Estadual de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Limites da Publicidade Institucional e Comunicação na Gestão Pública.
A programação do Congresso segue nesta quarta-feira (7), com a posse da presidente eleita no mês de abril, Adriane Perin de Oliveira, prefeita de Nonoai. Primeira mulher a presidir a Famurs, ela assume no lugar de Marcelo Arruda, ex-prefeito de Barra do Rio Azul. Em conversa com as Rádios Virtual e Aratiba – que estão na cobertura conjunta do evento – ela adiantou que terá uma gestão pautada no trabalho conjunto dos municípios, com foco na busca por soluções aos desafios presentes nas gestões.
Durante a entrevista, Adriane destacou a importância histórica do momento, ao se tornar a primeira mulher a presidir a Famurs em quase 50 anos de existência da entidade, que representa os 497 municípios gaúchos. “Não tem como não honrar tudo isso e ser agradecida a cada um dos prefeitos e prefeitas que me deram essa oportunidade. Ninguém vai a lugar nenhum sozinho”, afirmou, ao lembrar também o apoio da população de Nonoai, onde está em seu segundo mandato como prefeita.
Ela enfatizou que sua gestão à frente da Famurs será pautada pelo trabalho coletivo e pela valorização das pautas que impactam diretamente a vida da população. “Estamos aqui dispostos a cuidar do nosso povo e honrar toda essa confiança”, disse. Ao longo do Congresso, Adriane participou de diversos momentos, como o encontro com primeiras-damas, e fez questão de destacar a presença do “primeiro cavalheiro” de Nonoai, reforçando a importância da participação das mulheres na política. “Os caminhos estão abertos para aquelas que se desafiarem a dizer sim”, afirmou.
Ao convidar a comunidade regional para a cerimônia de posse, que ocorre nesta quarta-feira, ela ressaltou a escolha de Erechim como sede do evento, por estar próxima da região da qual faz parte e por ser referência em saúde e desenvolvimento. “Temos vocações diferentes, mas o nosso objetivo é o mesmo: cuidar do nosso povo”, concluiu. Por: Najaska Martins